|
dezembro 10, 2009
Parceria com a Escola de Comunicação e Artes da USP leva exposição dos formandos de Artes Plásticas ao Paço das Artes
Além dos trabalhos de 22 formandos em Artes Plásticas da ECA/USP, Justapostos traz programação mesa redonda, depoimentos de artistas e apresentações de trabalhos de conclusão de curso, estreitando a parceria entre o Paço das Artes e a USP e ampliando as ações desenvolvidas nos anos anteriores
Com abertura em 14 de dezembro de 2009, a partir das 19h, e visitação de 15 de dezembro de 2009 a 10 de janeiro de 2010, Justapostos exibe no Paço das Artes trabalhos de conclusão de curso realizados pelos formandos do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade do Estado de São Paulo (USP), nas habilitações escultura, pintura, gravura, multimídia e intermídia, e licenciatura. Traz, também, discussões sobre o ensino e a formação em Artes Plásticas.
O projeto teve início antes mesmo da abertura da exposição: desde outubro foram realizados encontros com os professores do Departamento de Artes Plásticas e, no dia 01 de dezembro, às 19h, ocorreu uma mesa redonda com Milton Sogabe, Rafael Campos Rocha e Ricardo Basbaum. No dia 19 de dezembro, às 14h, ocorrem depoimentos de cinco artistas formados pelo CAP/ECA/USP, que falam sobre suas experiências profissionais. De 15 a 22 de dezembro, serão abertas ao público as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso. Em 10 de janeiro de 2010, ocorre festa de encerramento do projeto Justapostos.
O público poderá ver em Justapostos o resultado de anos de aprendizado dos alunos de Artes Plásticas da USP. As obras, realizadas com materiais e em suportes diversos, são de autoria de Adriana Castilho Bento, Adriana Siqueira, Affonso Prado, Aline Antunes, Anderson Rei, Bernardo Glogowski, Breno Ferreira, Bruno Makia, Camila Spessoto, Camila Torrano, Giovanni Baraglia, Leilyanne F. M. da Silva, Ludmila Kaehler, Renato Pera, Maíra Vaz Valente, Marília B. Saft, Maura Grimaldi, Pedro Falcão, Renzo Assano, Theo Craveiro, Thiago Augusto M. S. e Tamara Andrade.
Com a intenção de propor uma discussão artístico-cultural mais ampla, a mesa redonda A formação do artista no contexto da universidade pública, com Milton Sogabe, Rafael Campos Rocha e Ricardo Basbaum, discutiu a contribuição da universidade para a prática do artista e o que está englobado na formação em Artes.
Os depoimentos dos artistas Ana Luiza Dias Batista, Eurico Lopes, Fátima Junqueira, Priscila Okino e Priscilla Ballarin, formados pelo CAP/ECA/USP, trazem suas experiências profissionais na arte e em áreas interligadas. As apresentações dos trabalhos de conclusão de curso pelos formandos reforçam o conteúdo reflexivo de Justapostos ao mostrar os conceitos envolvidos na realização das obras expostas e confrontar com o posicionamento dos professores-orientadores.
Justapostos indica uma ampliação da parceria com a ECA/USP e caminha em direção a um diálogo maior entre a universidade e o Paço das Artes, como demonstram a mesa redonda com convidados e os encontros com os professores do Departamento de Artes Plásticas que já foram realizados. Com isso, o Paço das Artes, que completará 40 anos em 2010, reforça sua missão de estimular a exibição e a reflexão sobre o que é feito e pensado no campo da arte contemporânea, construindo parâmetros de análise do seu intrincado sistema que extrapola cada vez mais os limites determinados pelas disciplinas clássicas da História da Arte e da Crítica de Arte.
O projeto tem como realizadores o Departamento de Artes Plásticas (CAP) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Paço das Artes e o Governo do Estado de São Paulo. Conta com patrocínio da Pró-Reitoria de Graduação da USP e Pró-Reitoria de Extensão Universitária da USP. A coordenação ficou a cargo da Profa. Dra. Monica Tavares do CAP/ECA/USP.
Em conjunto com a abertura da exposição, haverá lançamento do catálogo da exposição Grau Zero, que esteve em cartaz no Paço das Artes de 14 de julho a 13 de setembro de 2009 e apresentou obras em diversos suportes de artistas brasileiros e estrangeiros que se debruçavam sobre imagens e ícones da indústria de consumo selecionadas pelos curadores Priscila Arantes e Fernando Oliva.