|
agosto 11, 2006
Fundação Bienal e Fiat fecham parceria
Fiat e Fundação Bienal assinam contrato de apoio ao projeto Fiat Mostra Brasil e à 27ª Bienal de São Paulo
O maior evento de arte e cultura promovido no Brasil agora é parceiro do maior concurso de artes visuais do país. A Fundação Bienal e a Casa Fiat de Cultura assinaram hoje, dia 9, contrato de parceria para o fomento e a democratização do acesso à produção artístico-cultural brasileira, como forma de impulsionar a inserção cultural e social e divulgar as novas gerações da arte contemporânea.
A parceria começa com o apoio da marca Fiat 30 anos, criada para as comemorações do aniversário da empresa no Brasil, à 27ª edição da Bienal de São Paulo. Inclui também a cessão do Porão das Artes, um espaço para eventos culturais paralelos à Bienal, à realização do Fiat Mostra Brasil, concurso nacional de artes visuais com a maior premiação já dada no país.
A aliança entre as duas instituições vai além dos eventos previstos para este ano. A intenção é desenvolver uma relação de longo prazo independente da realização da Bienal e dos projetos sócio-culturais em execução pela Fiat, como o de internacionalização dos artistas brasileiros, que conta também com o incentivo do Ministério das Relações Exteriores. "É bom encontrar parceiros que tenham, como a Fundação, a missão de democratizar a arte e difundir o conhecimento", comenta o presidente da Fundação Bienal, Manoel Francisco Pires da Costa.
De acordo com ele, a realização do Fiat Mostra Brasil no Porão das Artes do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, consolida o espaço como referência no panorama artístico do País. Devido à concretização da parceria e a necessidade de adequação do projeto ao local da mostra, o prazo de inscrição para o Fiat Mostra Brasil foi prorrogado para 25 de agosto.
A mostra será realizada em novembro, durante a 27ª Bienal. Os artistas terão a oportunidade de expor suas obras em uma das áreas de entretenimento e lazer mais movimentadas do país, que congrega, além do próprio parque, espaços culturais tradicionais e relevantes, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e a Oca.
"O fato de partilhar um espaço pertencente à Fundação, em simultaneidade à Bienal, aumenta de forma expressiva a visibilidade dos artistas premiados", ressalta José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura, ao destacar os aspectos diferenciadores do projeto. Lima Pereira e Pires da Costa ainda ressaltam que a exposição absorverá, naturalmente, todo o público da Bienal e dos demais eventos culturais agendados no parque e em seu entorno simultâneos à mostra.
Além da exposição das obras selecionadas, a premiação do Fiat Mostra Brasil inclui o valor de R$ 360 mil para os 30 artistas autores dos trabalhos escolhidos, a confecção de um catálogo da mostra e a participação em um vídeo-documentário sobre a produção de arte contemporânea brasileira. A participação está aberta a artistas com mais de 18 anos, que já tenham realizado uma mostra individual ou coletiva nos últimos cinco anos.
A seleção abrange as categorias desenho, colagem, gravura, pintura, escultura, objeto, fotografia, arte digital, vídeo-arte, web-arte, arte wireless (com ou para celulares), body-arte, performance, plotters, instalação áudio e vídeo, site specifics, instalação e intervenção urbana.
Os trabalhos podem ser inscritos gratuitamente pelo site www.fiatmostrabrasil.com.br nas modalidades obras prontas, com tema livre; projetos a serem desenvolvidos ou concluídos, que podem ser inspirados ou não nos depoimentos e visões de futuro que vêm sendo coletados no site www.fiat30anos.com.br, e projeto para criação e produção da Utopédia (enciclopédia das utopias e depoimentos de visões do futuro colhidos no site www.fiat30anos.com.br, cujo lançamento, em dezembro, encerrará a comemoração de 30 anos da Fiat no Brasil), nas versões impressa e eletrônica.
O projeto tem o apoio do Instituto Europeu de Design que abrigará os artistas autores de projetos a serem desenvolvidos e concluídos para a mostra. Os artistas poderão contar com toda a infra-estrutura do instituto e o auxílio dos estudantes selecionados para estagiar nesta fase do projeto.