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janeiro 25, 2006
Inscrições 3ª Edição do Curso de Captação de Recursos à Cultura - Articultura
Inscrições 3ª Edição do Curso de Captação de Recursos à Cultura - Articultura
Inscrições abertas
Até 6 de fevereiro de 2006: preço promocional de R$ 1.6 mil (módulos básicos) e R$ 2 mil (curso completo)
7 a 20 de fevereiro de 2006: R$ 1.8 mil (módulos básicos) e R$ 2.2 mil (curso completo)
21 de fevereiro a 7 de março de 2006: R$ 2 mil (módulos básicos) e R$ 2.4 mil (curso completo)
Centro da Cultura Judaica - Auditório
Rua Oscar Freire 2.500 piso térreo, Estação Sumaré do Metro, São Paulo - SP
Inscrições: 11-6818-5020 ou cursos@articultura.com.br
www.articultura.com.br
Horário: terças, 19-22h
Período: 7 de março a 4 de julho de 2006
Apoio: Centro da Cultura Judaica
Promoção: O Estado de São Paulo, Rádio Eldorado, Canal Contemporâneo, Revista Marketing Cultural
O valor da inscrição inclui material didático com os conteúdos apresentados, textos de referência bibliográfica e certificado de conclusão e dá direito a dois manuais de patrocínio da Articultura em PDF
Articultura ensina técnicas de captação de recursos para projetos culturais não dependerem somente de incentivos fiscais
Um dos aspectos inovadores do Curso é o planejamento de programas de doações pessoais para a cultura, prática ainda restrita a projetos sociais no país
O patrocínio se desenvolve em todo o mundo, independente de estímulos fiscais. Englobando as áreas esportiva, social, ambiental e cultural, movimenta dezenas de bilhões de dólares por ano. No Brasil, já absorve 8% do orçamento de comunicação das empresas, o que correspondeu a R$ 3,2 bilhões, em 2005. Para atender a demanda crescente do mercado e a necessidade de especialização dos profissionais, a Articultura abriu as inscrições para a terceira edição do seu Curso de Captação de Recursos à Cultura, que terá início no dia 7 de março, no Auditório do Centro da Cultura Judaica, em São Paulo.
Desenvolvido com nível de pós-graduação pela Articultura em 2003, para ser integrado no MBA em Gestão Cultural da Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro, o Curso passou também a ser ministrado de forma autônoma em 2004. Na primeira e segunda edições, as vagas se esgotaram antecipadamente, com a participação de quase duas centenas de alunos. Nesta terceira edição, as aulas serão novamente ministradas pelos especialistas Yacoff Sarkovas e Sharon Hess, da Articultura, a primeira consultoria de patrocínios do país.
O Curso é voltado para produtores, promotores e administradores culturais; gestores de instituições culturais; profissionais de marketing cultural e profissionais especializados na captação de recursos. As aulas têm três horas de duração e ocorrem uma vez por semana, totalizando uma carga de 54 horas de aula, em 18 semanas.
Um dos aspectos inovadores do Curso é a aplicação, no campo cultural, de uma metodologia para o planejamento de programas de estímulo a doações pessoais, prática até então restrita a projetos sociais. "É necessário que as organizações culturais também aprendam a mobilizar os cidadãos para a sua sustentabilidade econômica", afirma Yacoff Sarkovas.
Dividido em dois módulos básicos e um módulo complementar opcional, específico sobre captação de doações pessoais, o curso abordará, de maneira teórica e prática, entre outros temas: fontes de financiamento à cultura; marca, comunicação e patrocínio empresarial; responsabilidade social e inclusão cultural; visão e percepção empresarial do patrocínio; cotas, reciprocidades e propostas de patrocínio; estratégias de prospecção de patrocinadores; tipos e casos de patrocínio cultural; estrutura de projetos para captação; conceitos de programas de doações pessoais; comunicação e formas de abordagem; banco de dados e sistemas de pagamento; e fidelização de doadores pessoais.
O conteúdo do Curso de Captação de Recursos à Cultura foi extraído dos 20 anos de experiência da Articultura em estratégias de patrocínios e investimentos de empresas e pessoas em projetos de interesse de seus públicos. Entre outras realizações pedagógicas, a Articultura concebeu o Seminário Interativo de Patrocínio Cultural, ministrado para mais de 40 instituições, no Brasil e no exterior, como a FGV, USP, UFB, PUC, ESPM, ADVB, Sebrae, CCBB, CEF, M&M, as Redes Colômbia, Brasil e Latino-Americana de Promotores Culturais e diversas secretarias de cultura do país; concebeu e realiza anualmente, em São Paulo, o Com:Atitude - Seminário Integrado de Patrocínio e Investimento Social, Cultural, Ambiental e Esportivo, o mais importante fórum sobre o tema, no Brasil.
A Articultura planejou e gerenciou quase uma centena de diretrizes, programas e ações para empresas como Bridgestone, Citibank, Natura, Pepsico, Philips, Microsoft, Santander, Sul América, Votorantim, entre muitas outras. Foi responsável por toda a reformulação da política de patrocínios da Petrobras, a maior patrocinadora brasileira, concluída em 2002. Também planejou os bem sucedidos sistemas de patrocínios da Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento, da Bienal do Mercosul, do Carnaval Multicultural do Recife e das ações em comemoração aos 450 Anos de São Paulo.