|
novembro 15, 2005
Arte pernambucana em festival espanhol, por Júlio Cavani
Linguagem - diretor: Kiko Nazareth
Arte pernambucana em festival espanhol
Matéria de Júlio Cavani, originalmente publicada no Diário de Pernambuco do dia 28 de outubro de 2005.
Artista Laura Lima foi outra brasileira selecionada, com o vídeo Linguagem
Três jovens artistas plásticos pernambucanos foram selecionados para o Loop 2005, festival de videoarte em Barcelona, na Espanha. Bruno Vieira teve dois trabalhos escolhidos, Ninguém está a salvo e Água-Viva. Amanda Melo participa com o vídeo Isolante e Karina Veloso apresenta Chocolate quente. O evento acontece de sete a 20 de novembro, com mais de 200 participantes de vários países. Os trabalhos são projetados em 140 telões espalhados pela cidade. Paralelamente, acontece uma feira de videoarte com representantes de galerias européias.
Isolante, obra que também ficou em segundo lugar no Prêmio Chamex de Arte Jovem (concurso nacional), é o registro de uma performance que Amanda fez em 2003, durante a SPA: Semana de Artes Visuais do Recife. Ela circulou pelas ruas do Bairro de São José com o corpo todo envolvido por fitas isolantes pretas. Neste momento, a artista está expondo dois novos vídeo no Recife, na Galeria Massangana da Fundação Joaquim Nabuco de Casa Forte.
Chocolate quente também é uma performance feita no SPA que se transformou em um vídeo, participando de festivais e eventos nacionais. Karina encheu uma banheira com chocolate derretido e depois mergulhou dentro do líquido. Ninguém está a salvo, de Bruno Vieira, foi filmado com uma web cam e mostra o artista fazendo um movimento lento e angustiante, envolvido em faixas brancas que lembram papel higiênico, com um silêncio perturbador. O outro vídeo selecionado, Água-Viva, é inédito no Recife. Os três pernambucanos têm menos de 30 anos de idade e iniciaram suas carreiras depois do ano 2000. A artista Laura Lima foi outra brasileira selecionada, com o vídeo Linguagem.