|
setembro 15, 2005
Acervo Videoarte Internacional da Fundação Joaquim Nabuco
Acervo Videoarte Internacional da Fundação Joaquim Nabuco
Visualidades Contemporâneas - Videoteca Cristina Tavares
Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ
Espaço Cultural Mauro Mota - Coordenação de Artes Plásticas
Rua Henrique Dias 609, Derby, Recife - PE
81-3421-3266 ramais 421/422 ou artes@fundaj.gov.br
Agendamento para até seis pessoas, segunda-feira a sexta-feira, 9-12h e 14-18h
Patrocínio Petrobras
Acervo Videoarte Internacional da Fundação Joaquim Nabuco
A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco disponibiliza acesso público ao acervo de videoarte internacional histórica, um dos mais completos da América Latina. Formado por 129 trabalhos de dezesseis artistas, o acervo foi adquirido graças ao patrocínio da Petrobras e pode ser consultado na videoteca Cristina Tavares, localizada na Fundação do Derby, no Recife. O espaço acomoda até seis pessoas confortavelmente e só funciona sob agendamento, das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Para marcar a consulta ao acervo, deve-se ligar ou enviar e-mail para o setor de artes plásticas. Grupos maiores devem encaminhar um pedido oficial, em que constem o motivo da consulta, a origem do grupo, época da consulta e os vídeos que serão consultados para que possamos organizar a sala de projeção João Cardoso Ayres. A solicitação deve ser encaminhada por fax, e-mail ou correio com no mínimo duas semanas de antecedência para o setor:
O acervo de videoarte da Fundação Joaquim Nabuco não pode itinerar, mas será mostrado periodicamente em exposições nas galerias da Fundação Joaquim Nabuco, de acordo com o formato original de exibição proposto pelos artistas. O projeto caminha para sua segunda fase, quando esse núcleo inicial será ampliado aos poucos para abarcar videoarte nacional histórica e contemporânea.
Títulos Disponíveis
ABRAMOVIC AND ULAY
Performance Antology
Programa 1 - Quatro Performances por Abramovic (1975-1976)
60', P&B, som
Art must be beautiful, Artist must be beautiful, 1975, 14'06'', P&B, som
Freeing the Voice, 1976, 14', P&B, som
Freeing the Memory, 1976, 15'19'', P&B, som
Freeing the Body, 1976, 9'08'', P&B, som
ABRAMOVIC AND ULAY
Performance Antology
Programa 2 - Ação em 14 seqüências predeterminadas por Ulay
30', P&B, som
There is a Criminal Touch to Art
ABRAMOVIC AND ULAY
Performance Antology
Programa 3 fita 1 - 14 Performances -- Relation Work (1976-1980)
Relation in Space, 1976, 14'35'', P&B, som
Talking about Similarity, 1976, 10'07''.P&B, som
Breathing in, Breathing out, 1977, 11'30'', P&B, som
Imponderabilia, 1977, 9'53'', P&B, som
Expansion in Space, 1977, 14'18'', P&B, som
Relation in Movement, 1977, 13'18'', P&B, som
Relation in Time, 1977, 12', P&B, som
ABRAMOVIC AND ULAY
Performance Antology
Programa 3 fita 2
Light/Dark, 1977, 6'38'', P&B, som
Balance Proof, 1977, 8'43'', P&B, som
AAA-AAA, 1978, 9'50'', P&B, som
Incision, 1978, 10'25'', P&B, som
Kaiserschnitt, 1978, 7', P&B, som
Charged Space, 1978, 8'24'', P&B, som
Three, 1978, 10'02'', P&B, som
ABRAMOVIC AND ULAY
Continental Video Series
Fita 1:
City of Angels 1983, 21'37'', colorido, som
Terra Degli Dea Madre 1984, 15'40'', colorido, som
Terminal Garden 1986, 20'14'', colorido, som
ABRAMOVIC AND ULAY
Continental Video Series
Fita 2:
China Ring 1h38', P&B e colorido, som
ABRAMOVIC AND ULAY
Modus Vivendi
Programa 1.
1h33', colorido, som
Fita 1:
Communist Body/FacistBody
That Self
Anima Mundi
ABRAMOVIC AND ULAY
Modus Vivendi, Tape 2
34'03'', colorido, som
Positive Zero
Night Sea Crossing Conjunction
The Observer with Remy Zaugg
ANA MENDIETA
Selected Filmworks (1972-1981)
33´, P&B e Colorido,
Untitled (Chicken Piece, shot # 2) 1972, 2'57'', colorido, mudo
Body Tracks (Blood Sign # 2) 1974, 1´, colorido, som
Laberinth Silueta, Silueta Series (Laberinth Blood Imprint), 1974, 3´06'', colorido, mudo
Untitled (Grass Breathing) 1975, 3´08'', colorido, mudo
Burial of the Nanigo (Woman Candle Silueta # 2, New York Show) 1976, 3´11´´, colorido, mudo
Candle Ixchell, Black Ixchell Series 1979, 3'51'', colorido, mudo
Volcan de Arena, Silueta Series (Filmworks: Rocas y humo) 1978, 2'08'', colorido, mudo
Untitled Silueta Series (San Felipe, México) 1980, 3´07'', colorido, mudo
Isla (Iowa) 1981, 2´16'', P&B, mudo
Untitled (Figura que parece Egypta) (Guanabo, Cuba) 1981, 5'41'', P&B, mudo
Untitled (Figura, Gunpowder en los cracks) (Iowa) 1981, 3'09'', P&B, mudo
BRUCE NAUMAN
Walk with Contrapposto (1968)
60´, P&B, som
BRUCE NAUMAN
Art Make-Up (1967-68)
40', colorido, mudo, 16mm
Nº 1 - White 1967, 10', colorido, mudo, 16mm
Nº 2 - Pink 1967-68, 10', colorido, mudo, 16mm
Nº 3 - Green 1967-68, 10´, colorido, mudo, 16mm
Nº 4 - Black 1967-68, 10´, colorido, mudo, 16mm
BRUCE NAUMAN
Stamping in the Studio (1968)
62´, P&B, som
BRUCE NAUMAN
Pulling Mouth (1969)
8',P&B, mudo, 16mm
BRUCE NAUMAN
Bouncing Balls (1969)
9', P&B, mudo, 16mm
BRUCE NAUMAN
Violin Tuned D.E.A.D (1969)
60', P&B, som
BRUCE NAUMAN
Bouncing in the Corner No 1 (1968)
60´, P&B, som
BRUCE NAUMAN
Slow Angle Walk (Beckett Walk) (1968)
60', P&B, som
CHRIS BURDEN
Documentation of Selected Works (1971-75)
34'38'', colorido e P&B, som
DENNIS OPPENHEIM
Program 4 (1971-72)
Vibration # 1 1971, 13'30, P&B, mudo
Vibration #2 1972, 11'24'', P&B, mudo
2 Stage Transfer Drawing (Advancing to a Future State) 1971, 7'42'', P&B, mudo
2 Stage Transfer Drawing (Retreating to a Past State), 1971, 12'04'', P&B, mudo
DENNIS OPPENHEIM
Program 5 (1970-71)
37'45'',P&B e colorido, mudo
Air Pressure (hand)1971,5'25'', colorido, mudo
Lead Sink for Sebastian 1970, 4'42'', colorido, mudo
Nail Sharpening 1970, 6'02'', colorido, mudo
Gigerbread Man 1970-71, 12'03, colorido, mudo
Fusion:Tooth and Nail 1970, 12'03',colorido, mudo
DENNIS OPPENHEIM
Program 6 (1971-72)
27'18'', P&B e colorido, mudo
Forming Sounds 1971, 7'14'', P&B e colorido, mudo
2 Stage Transfer Drawing (Advancing to Future State) 1971, 2'48'', colorido, mudo
2 Stage Transfer Drawing (Retreating to a Past State) 1971, 2'57'', colorido, mudo
A Feedback Situation 1971, 3'02'', colorido, mudo
3 Stage Transfer Drawing 1972, 3'07'', colorido, mudo
Two Stage Transfer Drawing (Returning to a Past State) 1971, 3´, colorido, mudo
Objectified Counterforces 1971, 2'06'', colorido, mudo
Shadow Project 1971, 3´04'', colorido, mudo
GARY HILL
Incidence of Catastrophe (1987-88)
43'51'', cor, som
GARY HILL
Primarily Speaking (1981-83)
19':23'', cor, som
GORDON MATTA-CLARK
Program Three (1971-1975)
45'45'', P&B e colorido, som
Fire Child 1971, 9'47'', colorido, mudo, Super 8
Fresh Kill 1972, 12'56'', colorido, som, 16mm
Day´s End 1975, 23'10'', colorido, mudo, Super 8
GORDON MATTA-CLARK
Program Five (1972-76)
60'50'', P&B e cor, som
Automation House 1972, 32', P&B, som
Clockshower 1973, 13'50'', cor, mudo, 16 mm
City Slivers 1976, 15', cor, mudo, 16 mm
GORDON MATTA-CLARK
Program Six (1974-1976)
50'30'', P&B e cor, mudo
Splitting 1974, 10'50'', b&w and color, silent
Bingo/Ninths 1974, 9:40 min, color, silent, Super 8 film
Substrait (Underground Dailies) 1976, 30 min, b&w and color, sound, 16 mm film
GORDON MATTA-CLARK
Program Seven (1974-1977)
44', P&B e colorido
Conical Intersect 1975, 18'40'', colorido, mudo
Sous-sols de Paris (Paris Underground) 1977, 18'40, P&B, som, Super 8 (em francês)
JOAN JONAS
Vertical Roll (1972)
19'38'', P&B e colorido, som
JOHN BALDESSARI
Teaching a plant the alphabet (1972)
18'40'',P&B, som
JOHN BALDESSARI
Baldessari Sings Lewitt (1972)
15', P&B, som
JOHN BALDESSARI
I am making Art (1971)
18'40'', P&B, som
MIKE KELLEY
Banana Man
1983, 28:15 min, colorido, som
MONA HATOUM
Measures of Distance (1988)
15´, Colorido, som
NAM JUNE PAIK, JOSEPH BEUYS E DOUGLAS DAVIS
Documenta 6 Satellite Telecast (1977)
30´, colorido, som
NAM JUNE PAIK
Two Channel Music Tape: Spring / Fall Part 1 (1986)
32'20'', colorido, som, dois canais
NAM JUNE PAIK
Two Channel Music Tape Part 2 (1986)
32'20'', colorido, som, dois canais
NAM JUNE PAIK E JOHN GODFREY
Global Groove (1973)
28'30'', colorido, som
PAUL MCCARTHY / MIKE KELLEY
Family Tyranny (Modeling and Molding) (1987)
8'08'', colorido, som
Cultural Soup
6'55'', colorido, som
Extracurricular Activity Projective ...
15'03'', colorido, som
Black and White Tapes (13 registros de performances dos anos 70)
32'50'', P&B, som
ROBERT MORRIS
Exchange (1973)
32', P&B, som
SOPHIE CALLE & GREWGORY SHEPHARD
Double Blind (1992)
75'58'', cor, som
VITO ACCONCI
Undertone (1973)
34'12'', P&B, som
Caros,
Gostaria de ter informações sobre como ter acesso ao acervo de videoarte a partir de outros estados do Brasil. É possível realizar, por exemplo, a compra desse acervo através de uma instituição pública do Estado do Ceará?
Boa pergunta, a da Beatriz. Gostaria de obter a mesma informação. Parabéns pelo trabalho realizado!
Posted by: Karla de Botelho Barbosa at setembro 3, 2006 12:58 PMPrezadas,
infelizmente só hoje, um ano depois, tomei conhecimento do questionamento de vocês. Realmente preciso usar mais o blog do Canal! Bem, nosso acervo de videoarte internacional não pode sair da instituição. O que compramos foi o direito de exibi-lo na Fundação Joaquim Nabuco. Todos os títulos podem ser consultados em nossa Sala de Videoarte Cristina Tavares, sob agendamento. São 129 títulos, além de documentários sobre arte e artistas brasileiros. A Videoteca funciona de terça a domingo, das 15h às 20h. Qualquer dúvida ou sugestão, por favor, entrem em contato conosco:
artes@fundaj.gov.br
(81) 3073 6692