|
junho 24, 2005
Seminário das Câmaras Setoriais de Artes Visuais
COMUNICADO MINC - FUNARTE
Escolha dos Representantes para o Seminário das Câmaras Setoriais de Artes Visuais
Abrangendo os segmentos de Artes Visuais, Artes Tecnológicas, Artes Gráficas, Fotografia, Arquitetura e Design
Data provável do seminário, ainda a ser confirmada, dias 17, 18 e 19 de agosto de 2005
Até 8 de julho de 2005
Funarte / CEAV
Rua da Imprensa 16/13 º andar, Centro, 20030-120, Rio de Janeiro - RJ
cavisuais@funarte.gov.br
Em breve mais informações no www.funarte.gov.br
www.cultura.gov.br/projetos_especiais/camaras_setoriais/index.php
www2.cultura.gov.br/scripts/noticia.idc?codigo=1286
O Centro de Artes Visuais da Funarte, tendo recebido recentemente do MINC a missão de viabilizar a realização de seminário sobre a Câmara Setorial na área de sua competência, comunica a todos os setores representativos do país que se considerem incluídos no campo das Artes Visuais, que promovam encontros da classe em seus respectivos Estados, onde deverão ser discutidas diretrizes e organizada uma pauta de assuntos e ainda indicada a representação que participará do "Seminário das Câmaras Setoriais de Artes Visuais", a realizar-se em agosto (provavelmente nos dias 17, 18 e 19), no Rio de Janeiro.
A data limite para apresentação da referida representação é dia 8 de julho de 2005, quando deverá ser encaminhado um documento para a Funarte/ Rio de Janeiro, Rua da Imprensa, 16/13 º andar (CEAV) - Cep:20030-120, Rio de Janeiro, RJ, que poderá ser entregue pessoalmente ou por correio (postado até a data limite de 8 de julho de 2005).
O documento deverá constar dos nomes completos, assinaturas e números dos registros de indentidade dos participantes das reuniões que indicaram os representantes, juntamente com os nomes dos eleitos para a referida representação, acompanhados de seus nomes completos, assinaturas, RGs e contatos (telefone e/ou endereço eletrônico).
Envie uma cópia com os nomes para o Canal Contemporâneo: canal@canalcontemporaneo.art.br.
Os Estados e segmentos que não apresentarem seus representantes até esta data não poderão participar do Seminário uma vez que a Funarte necessita de tempo hábil para viabilizar administrativamente a organização do evento, incluindo disponibilização de passagens e diárias e outros procedimentos imprescindíveis.
Estamos ainda preparando um documento mais extenso compreendendo histórico e posicionamento do Centro de Artes Visuais/Funarte incluindo sugestões temáticas cabíveis da discussão para ser enviado a todas as áreas em processo de mobilização.
Abaixo apresentamos um breve texto sobre o que são e o que se pretende com a realização dessas Câmaras Setoriais.
Câmaras Setoriais
As iniciativas do Ministério da Cultura no campo participativo provocaram a mobilização e organização de vários segmentos ligados às diversas linguagens de expressão artística. A proposta ministerial para a formação das Câmaras Setoriais de Cultura tem gerado grupos e fóruns em diversas regiões do país, voltados ao debate e a formulação de políticas públicas para as diversas linguagens artísticas.
As Câmaras Setoriais pretendem se constituir em espaços consultivos e de debates para a formulação de políticas públicas para os diversos atores da sociedade, visando fornecer elementos para tomadas de decisão, monitoramento das ações do governo e subsídios para elaboração de diretrizes, estabelecendo uma relação mais democrática entre o Estado e produtores culturais e artistas.
A construção da Câmara poderá contribuir para a mudança de paradigmas na relação Estado-sociedade-cultura ao estimular a escuta dos vários segmentos e a formação de uma cultura política não-clientelista, seja da sociedade ou do mercado. Desta forma pode refletir a preocupação de novos tempos na política e no desenvolvimento cultural do país.
Pretende-se a partir da escuta do MINC/FUNARTE e de vários representantes das artes visuais e participantes do GT, definir um Seminário Nacional que contribua para a definição conceitual do que conforma o campo das Artes Visuais.
O Seminário deverá contribuir para o diálogo entre os vários segmentos, a ampliação, conexão entre as dinâmicas locais e a câmara setorial.
A idéia é construir um Seminário Nacional que considere não apenas a reflexão sobre conceitos e experiências, mas que também se constitua em espaço de debates enfatizando o papel da arte no processo de diálogo.
O Seminário contará com a participação de 40 pessoas dos vários segmentos das Artes Visuais (artes visuais, gráficas, design, fotografia e arte tecnológica) e debaterá aspectos conceituais sobre a abrangência das artes visuais hoje e o seu campo de ação e indicações para a composição da câmara setorial.