|
março 18, 2005
CNIC aprova mais de 500 projetos culturais
CNIC aprova mais de 500 projetos culturais
A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou nesta quarta-feira, dia 16, 501 projetos culturais para o ingresso no Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac), instituído pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91). Em sua 115ª reunião, a comissão analisou 530 projetos.
No total, foram aprovados 193 projetos de Música, 150 de Artes Cênicas, 27 de Patrimônio Cultural, 67 de Humanidades e 64 de Artes Integradas. Na última reunião, realizada em fevereiro, foram aprovados 438 projetos.
O projeto de Música Integração Social, do proponente José Estadeu Costa, e o de Artes Cênicas, Memória Viva e Interativa do Ballet Stagium, do proponente Ballet Stagium - Marika Gidali, foram considerados destaques pela comissão por sua impotância social.
O primeiro objetiva incentivar e divulgar novos talentos musicais dentro das penitenciárias do estado de Minas Gerais. O segundo irá disponibilizar para toda a classe de dança e para o público em geral, o material reunido e pequisado durante os 33 anos de existência do Ballet Stagium.
Devido a impossibilidade dos conselheiros das áreas de Artes Plásticas e do Audiovisual estarem presentes, foi decido em plenária que os projetos das respectivas áreas seriam analisados posteriormente pelos conselheiros.
Os projetos de Artes Plásticas já foram analisados nesta quinta-feira, dia 17, pelo conselheiro Ronald Kapaz, e, segundo a conselheira Berenice Isabel Mendes, os projetos do Audiovisual serão analisados na primeira semana do mês de abril.
No encontro, ficou decido também a prorrogação do prazo para as inscrições no processo de renovação da CNIC para o dia 1º de abril, devido à grande procura das entidades culturais. Veja matéria relacionada: Renovação da CNIC.
Participaram desta reunião, o secretário Sérgio Xavier - que representou o ministro da Cultura, Gilberto Gil - os conselheiros Dino G. Carrera, Jorge de Souza Costa, Dilmar Antônio Messias, Athanazildo Correa Neto, Marcelo Aflalo, Berenice Isabel Mendes Bezerra, Adelina Barretto Santiago, Vanda Freire, Jorge Derengi, Paulo Oliver e Luiz Antônio Souza Lima de Macedo.
Também estavam presentes os representantes das entidades vinculadas ao Ministério da Cultura e a gerente de Análise de Projetos da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC), Angélica Salazar.
A próxima reunião da CNIC está prevista para os dias 12 e 13 de abril.
Informações:
Para obter informações sobre os projetos culturais, acesse os links Acompanhamento de projetos ou Banco de Projetos Aprovados, que estão localizados em Apoio a Projetos, Lei Rouanet.
Os projetos aprovados estarão autorizados a captar recursos junto a patrocinadores, que, por seu investimento, receberão benefícios fiscais por meio da Lei de Incentivo.
Informações ao proponente: fomento@minc.gov.br e 61-316-2121
Informações à Imprensa: imprensa.fomento@minc.gov.br e 61-225-0261, na Coordenação de Informação da SEFIC.
Assessoria de Comunicação Social/MinC divulgacao@minc.gov.br
Olá Patricia, embora CNIC, tenha aprovado mais de 501 Projeto Culturai, nós ainda estamos distante do mercado mundial. Segundo informação do secretario de Fomento e Incentivo a Cultura Sergio Xavier, o mercado de cultura no mundo sobretudo nos EUA movimenta algo em torno de US$ 1,3 trilhão, dos quais o próprio EUA controlam quase 50% desse valor
Segundo informação do mesmo secretario, o Brasil não chega nem a 0,5% deste mercado mundial, acredito que gente precisa avançar mais nesse mercado cultural.
O ministro [Gilberto] Gil tem feito um trabalho muito importante de articulação internacional. Pela visibilidade que ele tem no exterior, ele tem conseguido abrir espaço para a cultura brasileira em muitos lugares.
Abraço
Alvaro Macedo
Posted by: Alvaro Macedo at abril 1, 2005 7:14 PM