|
junho 21, 2004
Você decide - resposta ao comentário de Fábio Carvalho
Caro Fábio,
Essa nossa passividade é tão comum, mas ainda chocante, como você mesmo colocou. Tão difícil quanto se acostumar com ela, é a sua transformação em algum tipo de manifestação, seja ela individual ou coletiva.
Em nossa história recente, vimos o desmonte da FUNARTE sem darmos um pio. Vimos as nossas frágeis políticas culturais desaparecendo e acarretando prejuízos graves às nossas instituições culturais e nada foi dito ou feito. Agora, em relação ao fechamento das galerias do Sérgio Porto, e me refiro a elas no plural, pois acho que é uma questão de tempo para a segunda ser fechada, estamos agindo da mesma forma, como se nada pudéssemos fazer ou como se coubesse a "alguém" fazer alguma coisa por nós.
No "Como atiçar a brasa", apenas duas cartas foram enviadas para o jornal com cópia para o Canal e essas, publicadas no Blog, receberam somente 3 comentários. Em 31 de maio, o e-nforme do Canal publicou um histórico do Sérgio Porto (leia no post abaixo) com uma pequena introdução minha advertindo para o fechamento das galerias e nenhum emeio foi escrito comentando o fato.
O que fazer? Um novo abaixo-assinado? Constituir uma comissão representativa com artistas que passaram pelo Sérgio Porto para ir falar com o Secretário Municipal de Cultura, Ricardo Macieira, e colocar a importância histórica desse espaço para a arte contemporânea brasileira, exigindo da Prefeitura a sua permanência? Nos reunirmos, para definir estratégias?
Você decide.
Um abraço,
Patricia Canetti
Comentário enviado por Fábio Carvalho em 18 de junho de 2004 para o post "Como atiçar a brasa - Mazeredo?!":
Estou chocado com o fato da Galeria 2 do Espaço Sérgio Porto estar sendo desativada, e isso não estar sendo debatido pela classe artística, ao menos não estou vendo nenhum tipo de manifestação sobre o assunto.
A cidade do Rio a cada dia possui menos espaços de qualidade para a apresentação e debate de arte contemporânea, e o Espaço Sérgio Porto era uma das arenas mais ativas da cidade, e agora pouco a pouco, meio no silêncio, está se desobrigado desta tarefa tão importante.
É uma pena.
Só para complementar o meu outro post, que acabou acontecendo lá nas histórias da Mazaredo; no mesmo dia em que deixei o post aqui no blog, eu enviei email para O GLOBO e JORNAL DO BRASIL, praticamente com o mesmo conteúdo.
Acho que se ao menos fizessemos isso, abarrotássemos os jornais com emails denunciando a vergonha que é o que se está em curso, e concordo com vc Patrícia, pode ser que as duas galerias acabem por fechar a longo prazo, vai levantar polêmica, e os jornais vão se ver obrigados a apurar o assunto.
Mas claro, temos que tomar uma atitude positiva, e não apenas lamentar e escrever emails. Gostei da sua idéia alguma manifestação partir dos artista que fizeram expuseram lá.
abraços
Posted by: Fábio Carvalho at junho 23, 2004 11:04 PMOlá, Patrícia e todos que estarão na manifestação aí no Rio (estou em Sampa) contra a absurda decisão de fechar as galerias do Espaço Cultural Sérgio Porto. Solidarizo-me! Já expus meus trabalhos nesse espaço, junto ao projeto Linha Imaginária (com o Fábio Carvalho também), há dois anos. Não consigo entender esse tipo de decisão de fechar os poucos espaços expositivos públicos que dispomos; decisão para a qual o poder público sempre dá alguma explicação sem pé nem cabeça. Vide o triste episódio da Casa das Rosas aqui em São Paulo, fechada em plena atividade e hoje é mais um monumento da incompetência dos administradores "culturais", estes sim cada vez mais decadentes, cuja atividade principal parece resumir-se em fazer pose para a Caras e outras que tais! Francamente...
Beijos.
Neide