|
janeiro 28, 2005
Vírus chegam aos computadores de bordo em carros, por Emerson Rezende
Matéria de Emerson Rezende, originalmente publicada no Informática Terra no dia 28 de janeiro de 2005.
Vírus chegam aos computadores de bordo em carros
A Kaspersky Lab, empresa de segurança virtual da Rússia, divulgou uma nota à imprensa na qual dizia que uma pessoa daquele país havia entrado em contato para saber "como se remove um vírus que infectou o computador de bordo de três modelos da montadora Lexus: LX470, LS430 e Landcruiser 100".
De acordo com a empresa, os veículos teriam sido infectados por meio de um celular. Conjectura-se que o aparelho estivesse rodando o sistema operacional Symbian e que por meio de sua conexão Bluetooth teria enviado um vírus - também não identificado - para o sistema de navegação dos carros.
"Se aparelhos móveis infectados já dão medo, imagine um computador de bordo com vírus", disse Eugene Kaspersky, presidente da empresa de pesquisas de antivírus Kaspersky. "Não sabemos se as montadoras estão integrando os sistemas operacionais já existentes com seus computadores de bordo (como o que já está acontecendo entre a Fiat e a Microsoft, por exemplo)".
Não se sabe qual sistema operacional a Lexus utiliza em seus computadores. De qualquer forma, a montadora preferiu não comentar a notícia. O que se sabe é que diversos equipamentos têm sido "recheados" com sistemas operacionais, até agora usados somente em desktops ou computadores de mão, que muitas vezes apresentam vulnerabilidades.
No ano passado, 13 mil caixas eletrônicos do Bank of America - que tinham acabado de receber um sistema operacional baseado no Windows - foram infectados pelo verme Slammer.