|
outubro 26, 2004
Gigantes no ringue
Editorial de Sílvio Crespo, publicado originalmente no sítio Cultura e Mercado do dia 24 de outubro de 2004.
Gigantes no ringue
SÍLVIO CRESPO
O aparente consenso a que se dirige o debate sobre a Ancinav esconde na verdade o nó da proposta de regulação do setor audiovisual. Nos dias 19, 20 e 21, em reunião em Brasília, a ala do Conselho Superior de Cinema que representa a sociedade civil deu grandes passos na direção de um consenso entre exibidores, distribuidores e produtores de cinema e emissores e produtores de TV.
O Conselho decidiu banir do anteprojeto a taxa sobre ingressos e redefinir a contribuição sobre lançamentos em cinema. A nova proposta é que o distribuidor independente também recolha, e em proporção maior, o futuro imposto que fora originalmente criado para incidir somente sobre as majors. Filmes lançados com uma única cópia pagarão R$ 3 mil; com 450 cópias, R$ 80 mil. Também na reunião da semana passada decidiu-se por baixar para 3% a taxa sobre anúncios na TV aberta, estipulada em 4% no anteprojeto original.
O consenso dentro do Conselho não significa, no entanto, um consenso no setor audiovisual. O que se fez foi chamar ao ringue da Ancinav dois gigantes do mercado: as empresas de telecomunicações e as de eletroeletrônicos. Se depender do Conselho, que não os representa, esses dois segmentos serão taxados para compensar a redução e abolição das demais contribuições originalmente propostas.
Ainda que este duelo possa levar o anteprojeto, em caso extremo, a um impasse definitivo, as decisões da semana passada representam um grande avanço, pois finalmente serão colocados na mesma arena de debate todos os segmentos envolvidos.
Eu gostei do programa gigantes do ring você podem passar de novo para mim ver de novo.
programa foi um sucesso canal sbt 7 horas da noite 14 maio senguda até domingo muito obrigado abraço do seu amigo
Diógenes