|
julho 3, 2020
Live com Fernanda Pitta + Raquel Garbelotti no @galeriamariliarazuk
A curadora Fernanda Pitta bate papo com a artista Raquel Garbelotti sobre sua produção no sábado, dia 4 de junho de 2020, às 16h, no Instagram @galeriamariliarazuk.
Raquel Garbelotti, Wind Fence, 2017 - Maquete de acrílico e minério de ferro, 13 x 50 x 70 cm, edição: 1/3 (foto Edouard Fraipont)
No projeto intitulado Wind Fence, há uma maquete da casa onde a artista reside tomada pelo minério de ferro, material bruto extraído no estado do Espírito Santo. Um video mostra esse processo de invasão do pó de minério na maquete. Ambos, filme e maquete dão a ver o perigo das invasões da modernidade, sua herança desenvolvimentista e os impactos na paisagem e na vida das pessoas. No filme, a arquitetura da casa toda branca vai se revelando aos poucos à medida que o minério vai adentrando o espaço e tomando os cômodos. Wind Fence refere-se, portanto, a uma cerca que não barra o vento, mas que faz o minério adentrar ou invadir todas as casas e edifícios em Vitória, no Espírito Santo.
Fernanda Pitta é historiadora da arte, curadora sênior na Pinacoteca de São Paulo. Atualmente, além de colaborar com a curadora Naine Terena na exposição "Véxoa: nós sabemos", com abertura em fins de agosto na Pinacoteca, prepara com o pesquisador Laurens Dhaenens a curadoria da mostra "No one would have believed" a ser inaugurada em novembro, no Kunstwerk Aalst, em Aalst, na Bélgica.
Raquel Garbelotti é artista e pesquisadora. Faz Pós-Doutorado em Cinema na ECA/USP. Doutora pela EDCA/USP em 2011. Docente na UFES desde 2004. Sua pesquisa relaciona-se com vídeo-instalações e o cinema de exposição. Trabalha com a questão fílmica e a arquitetura, e apresentou os desdobramentos de suas pesquisas em exposições no Brasil e exterior.