|
junho 18, 2020
Flávio Cerqueira na programação online do MASP
Flávio Cerqueira, Amnésia, 2015 (Acervo MASP)
Semana no MASP girará em torno da produção do artista contemporâneo Flávio Cerqueira
Amnésia (2015), de Flávio Cerqueira (São Paulo, 1983), é a obra da semana no desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer sua versão do trabalho e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 21 de junho.
No dia seguinte, 22/06, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano. Amnésia integrou a mostra Histórias afro-atlânticas (MASP e Instituto Tomie Ohtake, 2018) e foi doada pelo artista ao MASP no contexto da exposição.
Amnésia também será tema do Diálogos no acervo na quarta-feira, 17 de junho, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica.
Com o objetivo de contemplar diferentes perspectivas a respeito de um mesmo tema, o museu promove ainda, na quinta-feira, 18 de junho, às 18h, uma live com o artista Flávio Cerqueira e o antropólogo Hélio Menezes, curador de arte contemporânea no Centro Cultural São Paulo e um dos curadores convidados de Histórias afro-atlânticas.
Eles irão conversar sobre a produção do artista e sua participação na exposição, eleita uma das melhores de 2018 pelo jornal The New York Times.
A curadoria da mostra foi também de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, Tomás Toledo, curador-chefe, Lilia Schwarcz, curadora-adjunta de histórias e Ayrson Heráclito, curador convidado.
Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.