|
novembro 14, 2019
Em crise, Museu de Arte do Rio dá aviso prévio a todos os funcionários por Gustavo Fioratti e Francesca Angiolillo, Folha de S. Paulo
Em crise, Museu de Arte do Rio dá aviso prévio a todos os funcionários
Matéria de Gustavo Fioratti e Francesca Angiolillo originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo em 11 de novembro de 2019.
Segundo administradores da casa, Prefeitura do Rio não faz repasses desde setembro
Os funcionários do Museu de Arte do Rio, o MAR, foram informados que a partir desta segunda-feira (11) estão cumprindo aviso prévio. O plano de demissões pode atingir todos os empregados, mas há possibilidade de reversão desse quadro se a prefeitura efetuar os pagamentos atrasados.
Embora as exposições e os programas educativos sejam mantidos por recursos de captação e leis de incentivo fiscal, a folha de pagamento de funcionários é paga com verba da prefeitura, que não faz os repasses desde setembro ao Instituto Odeon, organização social que administra o museu há sete anos.
No fim da semana passada, o diretor cultural do MAR disse que estava deixando o cargo. Evandro Salles se demitiu do museu após críticas à Prefeitura do Rio, à qual atribuiu um "profundo desmantelamento de aparatos culturais e artísticos".
Inaugurado pelo então prefeito Eduardo Paes em 2013, como parte do processo de revitalização da zona portuária da capital fluminense, o museu é alvo de disputa entre o prefeito Marcelo Crivella (PRB) e a Fundação Roberto Marinho, parceira de Paes na construção do museu.
Na última sexta (8), o Instituto Odeon enviou um ofício à Secretaria Municipal de Cultura da cidade informando que iniciaria, nesta segunda, as ações de desmobilização, "inclusive procedendo com o aviso prévio de seus funcionários, para a proteção dos direitos trabalhistas dos mesmos", informou a assessoria de imprensa da instituição.
"O início do processo de desmobilização acontece após os consecutivos atrasos no pagamento de parcelas do contrato de gestão, incluindo a parcela de setembro que até o momento não foi depositada. Com isso, não há mais fôlego financeiro para manter o equipamento funcionando."
Segundo nota da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, "o aviso prévio é uma medida preventiva adotada pelo Instituto Odeon diante de seus funcionários".
A secretaria diz que está "buscando junto à Secretaria de Fazenda uma solução para equacionar os pagamentos".
"Reiteramos a importância do Museu de Arte do Rio como um dos mais importantes equipamentos da secretaria. E todos os esforços estão sendo feitos no sentido de sanar as questões pendentes e garantir o museu a pleno vapor em 2020."