|
junho 30, 2019
Museu de Arte do Rio pode fechar as portas em setembro por Tatiana Campbel, BandNews
Museu de Arte do Rio pode fechar as portas em setembro
Matéria em áudio de Tatiana Campbel originalmente publicada na rádio FM Rio BandNews em 28 de junho de 2019.
A Cidade das Artes também pode sofrer com a falta de recursos da Prefeitura
Inaugurado há 6 anos e entregue no aniversário dos 450 anos da cidade o Museu de Arte do Rio corre o risco de fechar as portas a partir de setembro deste ano.
Além dele, a Cidade das Artes também pode sofrer com a falta de recursos da Prefeitura e parar de funcionar. De acordo com o MAR, foi assinado em abril um aditivo prorrogando o contrato de gestão até setembro.
Além disso, a instituição disse que entre 25 de maio e 25 de junho, bateu o recorde de público nesse período, com mais de 70 mil visitantes. O estudante Jefferson dos Santos frequenta o Museu de Arte do Rio e diz que fechar o local é apagar a história da cidade. A historiadora Claúdia Costa comenta que é como se estivessem privando o conhecimento. Já o estudante Renato Brito fala que deveria ser o contrário, investir na cultura.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Mariana Ribas, duas linhas de crédito tramitam na Prefeitura para tentar evitar o fechamento das unidades. Além disso, o Museu do Amanhã, o mais visitado do país, também sofreu com cortes de investimentos da Prefeitura.
No ano que foi inaugurado, por exemplo, dos R$ 40 milhões gastos de uma forma geral, a metade foi cedida pelo município. Entretanto, atualmente, apenas R$ 2 milhões são destinados ao museu.
Em nota, a Secretaria de Cultura informou que existe um estudo em andamento acerca da viabilidade de uma mudança na gestão, entretanto, sem previsão de quando será firmado.
A direção do Museu do Amanhã informou que a licitação com a Prefeitura é válida até o dia 30 de novembro deste ano.