|
abril 28, 2019
Obra de arte produz música a partir do cérebro de visitante, O Globo
Obra de arte produz música a partir do cérebro de visitante
Matéria originalmente publicada no jornal O Globo em 9 de abril de 2019.
O artista Paulo Nenflidio inaugura a exposição interativa 'Ressonâncias' no Oi Futuro
Uma peça de arte sonora em que música é produzida a partir de ondas emitidas pelo cérebro de quem a observa? É o que propõe a obra "Neurocórdio", que o artista Paulo Nenflidio apresenta, a partir desta terça, 9 de abril, na exposição Ressonâncias, de graça no Oi Futuro.
A obra traz um capacete que, na verdade, é um leitor de ondas cerebrais (EEG): ele mede o estado de concentração e o piscar de olhos do usuário e envia os dados por bluetooth para o módulo de controle. Conforme pisca os olhos, o visitante pode escolher com qual monocórdio infinito (um instrumento com uma corda com afinação de uma nota musical, em escala crescente) quer interagir. Aí a corda entra em ressonância por um sistema de realimentação eletromagnética, vibra e emite som, amplificado.
Parece difícil? Mesmo não entendendo, a graça é curtir a proposta do artista, que promove a relação entre o corpo e a tecnologia, criando uma experiência diferente para cada pessoa.
Além da exposição, o artista oferece no centro cultural a oficina Grilo Solar, em que ele apresenta o passo a passo da construção de uma escultura sonora, alimentada por energia solar. Os participantes irão construir uma escultura que será exposta no Oi Futuro durante o período da exposição. E Paulo Nenflidio também fará uma performance-palestra no LabSonica, com o instrumento musical "Bicórdio Infinito".