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novembro 29, 2017
Masp cancela mostra após americano Basquiat ser tema do CCBB por Silas Martí, Folha de S. Paulo
Masp cancela mostra após americano Basquiat ser tema do CCBB
Matéria de Silas Martí originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo em 27 de novembro de 2017.
Todos querem Basquiat. Depois de anos de planejamento, o Masp decidiu cancelar sua aguardada exposição do americano, carro-chefe de seu calendário do ano que vem, porque o Centro Cultural Banco do Brasil vai fazer sua própria retrospectiva do pioneiro da arte de rua.
Oitenta trabalhos de Jean-Michel Basquiat, morto de overdose aos 27, em 1988, vão ocupar o CCBB paulistano a partir de janeiro, contrariando o Masp, que pretendia abrir sua exposição em abril.
"Estamos cancelando Basquiat porque achamos que duas mostras do mesmo artista ao mesmo tempo na cidade seriam um mau uso de recursos públicos num país onde eles estão cada vez mais escassos", disse Heitor Martins, presidente do Masp, sobre a decisão da instituição.
O museu da avenida Paulista planejava investir cerca de R$ 2,5 milhões na mostra do artista que entrou para o circuito dos museus e galerias de arte depois de deixar suas marcas nos muros e vagões de metrô de Nova York.
Negociações de empréstimos de obras com acervos de todo o planeta estavam avançadas, mas foram descartadas de última hora, deixando um vácuo no programa da instituição no ano que vem.
Diretores do Masp chegaram a negociar com o CCBB, para que o centro cultural adiasse a sua mostra, mas não chegaram a um acordo.
"Está havendo uma competição. O Basquiat está muito na moda agora. Todo mundo quer", diz Pieter Tjabbes, à frente da mostra do CCBB. "Havia muita procura pelo produto Basquiat. Não fazia sentido ter duas grandes exposições ao mesmo tempo."
O dinheiro, no caso, parece ter vencido a queda de braço na briga pelo artista do momento –o CCBB vai gastar R$ 15 milhões em recursos incentivados, seis vezes mais do que o Masp, para montar a sua exposição de Basquiat.
Mas há uma diferença fundamental. Enquanto o Masp negociava empréstimos com uma série de museus, aos quais poderia oferecer outras obras de sua coleção em troca, o CCBB fechou um esquema milionário com um único –e poderosíssimo– acervo.
Todas as obras da exposição do centro cultural vêm dos armazéns de Jose Mugrabi, megacolecionador israelense que vive em Nova York. Segundo pessoas próximas às negociações, ele teria recebido quase R$ 5 milhões para emprestar suas obras.
Seu acervo tem mais de 800 trabalhos de Warhol e joias de Basquiat, artista que ele passou a colecionar depois de fazer a limpa no mercado do mestre da arte pop.
"Tudo vem da coleção dele", disse Tjabbes, que esteve em Nova York na semana passada negociando os empréstimos. "Tínhamos de ser práticos. Você não pode fazer uma exposição retrospectiva emprestando de 40 coleções. Então isso foi uma solução fantástica, porque a qualidade do acervo dele é inegável."