|
agosto 7, 2017
Ai Weiwei está no Brasil para planejar uma exposição de suas obras, O Globo
Ai Weiwei está no Brasil para planejar uma exposição de suas obras
Matéria originalmente publicada no jornal O Globo em 7 de agosto de 2017.
Artista chinês passou antes pela Argentina e pelo Chile
SÃO PAULO - O artista e ativista chinês Ai Weiwei está no Brasil em viagem "de reconhecimento". Acompanhado de Marcello Dantas, curador e diretor de programação da Japan House, Ai visitou no domingo de manhã a Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde percorreu a exposição "Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos". No mesmo dia, o artista também foi à Arena Palmeiras, onde testemunhou a derrota do time da casa perder para o Atlético Paranaense.
Nesta segunda, Ai percorreu o centro de São Paulo, conheceu o edifício Copan e comeu feijoada e pururuca. Tudo foi fartamente documentado nas redes sociais, especialmente na conta dele no Instagram.
Segundo a assessoria da Japan House, onde Dantas trabalha, o objetivo da viagem é levar Ai para conhecer alguns lugares que abrigariam uma exposição de seus trabalhos no futuro. Os detalhes, dizem eles, não foram definidos.
Antes, Dantas foi com o artista chinês para a Argentina, onde preparou uma exposição que será inaugurada em novembro na Fundação Proa, um museu particular no bairro de Boca. Depois, foram ao Chile, onde Ai expôs em 2013 uma tela de 900 metros quadrados dedicada ao poeta chileno Pablo Neruda, que foi amigo de seu pai, o também poeta Ai Qing.
Polêmico e engajado na luta pelos direitos humanos na China, Ai ficou preso durante três meses pelo governo, em 2011. Depois de liberado, teve seu passaporte caçado e ficou em prisão domiciliar. Só recuperou o documento novamente em 2015. Atualmente, seus trabalhos estão voltados para a crise de refugiados na Europa, tema sobre o qual fez um filme, "Human flow", que está na seleção oficial do próximo Festival de Veneza.