|
março 28, 2016
Artistas visuais lançam carta aberta contra o impeachment de Dilma, Folha de S. Paulo
Artistas visuais lançam carta aberta contra o impeachment de Dilma
Matéria originalmente publicada no jornal Folha de São Paulo em 26 de março de 2016.
Artistas e profissionais de artes visuais lançaram uma carta aberta na internet contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
"É inadmissível a destituição, sem a observância das devidas disposições constitucionais, de um governo legitimamente eleito pela maioria do povo brasileiro. E é especialmente inadmissível a gestação de condições propícias à perpetração da violência e do arbítrio contra as liberdades individuais garantidas por nossa constituição. Defendemos uma reforma política democrática e verdadeira, bem como o combate à corrupção apartidário e não seletivo", diz um dos trechos da carta.
Entre os nomes que endossam a carta estão artistas como Renata Lucas, Rodrigo Braga, Maurício Ianês, Beto Shwafaty, Jaime Lauriano, Tuca Vieira, Bruno Dunley, Vitor Cesar e Paloma Bosquê, entre outros, e curadores de grandes instituições do país, como Fernanda Pitta, da Pinacoteca, Marta Mestre, do Instituto Inhotim, Paulo Miyada, do Instituto Tomie Ohtake, Fernanda Brener, do Pivô, além de Moacir dos Anjos, Jochen Volz e Júlia Rebouças, os dois últimos na curadoria da próxima Bienal de São Paulo - Volz é o curador.
Na lista praticamente não há nomes ligados ao mercado de arte. Uma das raras adesões é a de Monica Novaes Esmanhotto, que coordena a área de pesquisa sobre mercado de arte na Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, do governo federal).
O manifesto dos profissionais das artes visuais se junta ao dos profissionais do cinema, difundido nas redes sociais desde quarta-feira (23).