|
março 25, 2015
Escultura de Waltercio Caldas será destruída no Centro do Rio por Guilherme Scarpa e Fernanda Pontes, O Globo
Ou as obras de arte públicas não conseguem uma manutenção adequada ou são simplesmente extirpadas das cidades do...
Posted by Canal Contemporâneo on Quarta, 25 de março de 2015
Escultura de Waltercio Caldas será destruída no Centro do Rio
Matéria de Guilherme Scarpa e Fernanda Pontes originalmente publicada na coluna Gente Boa do jornal O Globo em 25 de março de 2015.
No meio do caminho tem uma obra de arte
Instalada nos anos 90 perto da Maison de France, na Avenida Presidente Antonio Carlos (Centro), a “Escultura para o Rio”, de Waltercio Caldas, vai ser destruída. O artista plástico foi informado dias atrás que o traçado do VLT passará sobre sua obra.
O que o artista diz
“Estou chocado, atônito. Fui apenas avisado, não me perguntaram nada”, diz Waltercio, que aguarda ser comunicado oficialmente pela prefeitura. “Os engenheiros explicaram que o trajeto já desviava de algumas árvores, o que acho correto. Mas e a escultura? Agora que me trouxeram um problema, aguardo a solução”, afirma.
Maravilha escultural
Em 2012, O Globo ouviu arquitetos, urbanistas e artistas sobre os 690 monumentos públicos da cidade. Cada um citou “três maravilhas esculturais” do Rio — e a obra de Waltercio foi a mais lembrada de todas. Revestida por pedras portuguesas, (“Como uma pele”, diz seu criador), ela foi construída a pedido da prefeitura. O município agora diz que “estuda com o artista um outro local para a instalação de nova obra”.