|
fevereiro 23, 2014
Sala do Museu do Amanhã é inaugurada na Zona Portuária do Rio por Cristiane Cardoso, G1
Sala do Museu do Amanhã é inaugurada na Zona Portuária do Rio
Matéria de Cristiane Cardoso originalmente publicada no portal G1 em 19 de fevereiro de 2014.
Espaço estará aberto ao público de 10h às 17h a partir de quinta-feira (20). Museu tem previsão de inauguração em 1º de março de 2015.
A sala de visitação do Museu do Amanhã, no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (19). A cerimônia de abertura foi realizada pela prefeitura e a pela Fundação Roberto Marinho. O espaço será aberto ao público a partir desta quinta-feira (20) e a previsão é que o museu seja inaugurado no dia 1º de março de 2015, quando a cidade completa 450 anos.
"Os museus normalmente olham para o passado e esse olha para o futuro, o amanhã que estamos construindo hoje. Nossas escolhas vão nos levar a um amanhã melhor. É uma sala que além da maquete tem muito do que vai ser essa experiência de transitar pelos diferentes momentos da própria construção desse amanhã. O museu pretende provocar essa reflexão desde já", explicou o diretor-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto.
Na cerimônia, estavam presentes o prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Cultura, Sérgio Sá, o subsecretário de Projetos Estratégicos e Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público-Privadas da Cdurp, Jorge Arraes, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, o presidente do Santander Brasil, Jesus Zabalza, o presidente da Concessionária Porto Novo, José Renato Ponte e o curador do museu, o físico e doutor em cosmologia, Luiz Alberto Oliveira.
"É uma honra para Fundação fazer esse trabalho. Tenho muita identidade com ele, no campo ambiental estou há 30 anos e o museu vem fazer uma reflexão desse mundo que nós queremos e como queremos chegar lá. Vai passar essa ainda pela fase de como chegamos até agora", declarou José Roberto Marinho.
No centro da sala, haverá uma mesa com um jogo com questões sobre as mudanças climáticas, o uso da energia, o crescimento da população, o consumo, o crescimento das cidades e a biodiversidade, entre outros. Na inauguração, o prefeito ressaltou que o museu está sendo custeado pela iniciativa privada.
"É importante que a gente tenha ícones culturais e arquitetônicos. Aqui, além disso, temos uma reflexão do futuro, riqueza cultural e sem dúvida um significado arquitetônico. O mais difícil é as pessoas entenderem que não estamos gastando dinheiro público, estamos com uma parceria com o recurso privado, você contrata o projeto entregue, assim como a derrubada da Perimetral não usa os recursos do ISS e IPTU. Não tenho dúvida de que o Rio que nós queremos já está sendo construído aqui na Região Portuária. Não tenho dúvida que será um dos novos ícones da cidade como os Arcos da Lapa, Maracanã e Cristo Redentor", garantiu Paes.
A construção do Museu do Amanhã faz parte do conjunto de obras do Porto Maravilha, para revitalização da Zona Portuária. O projeto, orçado em R$125 milhões, será custeado pela venda dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), sem recurso do tesouro municipal, e executado pelo Consórcio Porto Novo. O museu conta ainda com investimento de R$ 65 milhões do Banco Santander, seu patrocinador.
Tablets espalhados
Pela sala, foram espalhados ainda dez tablets com um aplicativo desenvolvido especialmente para o projeto, que estarão à disposição do público com o objetivo de aprofundar os temas explorados no jogo do centro da sala. A cada rodada de perguntas, o visitante tem acesso a um resultado que mostra a estatística das respostas de todas as pessoas que já participaram do jogo.
O público também terá a chance de conhecer e entender mais sobre a narrativa do museu por meio de um vídeo na tela central da sala, além de ver de perto a maquete do prédio concebido pelo arquiteto Santiago Calatrava. Com entrada franca, a sala vai funcionar de terça a domingo, das 10h às 17h, com uma equipe de educadores para acompanhamento de atividades para visitas escolares.