|
maio 5, 2013
Virada Cultural apresenta sua nova cara por Mariel Zasso, Select
Virada Cultural apresenta sua nova cara
Matéria de Mariel Zasso originalmente publicada na revista Select em 2 de maio de 2013.
Programação foi feita por colegiado de curadores
Intervenções urbanas e obras de artemídia terão forte presença na Virada Cultural. Google desenvolve app exclusivo para evento
A Virada Cultural, principal evento de rua da cidade de São Paulo, anuncia hoje sua programação. Além da forte presença de shows, já tradicionais no evento, a edição 2013, contará com intervenções urbanas especialmente concebidas para a Virada, maior diversidade de atrações teatrais e uma série de atividades para crianças que constituem a Viradinha Cultural.
Gal Costa, Racionais MCs, Daniela Mercury com Zimbo Trio, a lenda do funk, George Clinton e o duo Black Star são alguns dos highlights do cardápio musical.
As obras de artemídia e intervenções urbanas entram com mais peso nesta edição. O coletivo Bijari, por exemplo, implantará uma ponte interativa no Anhangabaú, recordando a presença do rio homônimo e oculto que atravessa o vale.
“A Ponte possui Led Tapes vermelhas na lateral que são acionadas pela quantidade de pessoas que a atravessam. Ao atravessá-la, os passantes verão abaixo uma grande mancha azul feita com luzes que allude ao rio”, explicam os membros do Bijari.
Outro coletivo que marca presença na Virada é o CoLaboratório, com o projeto Conjunto Vazio, um mapeamento transmídia dos espaços e edifícios desocupados do Vale do Anhangabaú e arredores. O mapeamento é feito por meio de iluminação de espaços, produção de mapas/cartazes, hotsite com mapa colaborativo e distribuição de impressos na Virada Cultural 2013. O projeto, processual, não termina junto com a Virada.
Lucas Bambozzi, a dupla Rafael Marchetti e VJ Alexis fazem projeções em grande escala, de perfis diferentes que certamente modificarão a paisagem do centro da cidade e a experiência do espaço urbano.
Outro ação inédita da Virada Cultural 2103 é a ocupação do Tribunal da Justiça, que terá sua famosa Sala dos Passos Perdidos, onde se esperam as deliberações dos tribunais, transformada em piscina artificial pelos artistas Rejane Cantoni, Leonardo Crescenti e Raquel Kogan.
A programação foi desenvolvida por uma curadoria colegiada formada pelos seguintes membros: Alexandre Youssef, Giselle Beiguelman, editora chefe da seLecT, José Mauro Gnaspini, Marcus Preto, Maria Tendlau, Pena Schmidt, Sérgio Vaz e Tião Soares.
A Virada Cultural acontece entre os dias 18 e 19 de maio em São Paulo. Acesse a programação completa e informações diárias sobre a Virada Cultural no blog: http://viradacultural.org/
A partir do dia 10 o público poderá se orientar também pelo aplicativo para celular que o Google desenvolve especialmente para a Virada.
"Colegiado de curadores" não seria um tanto, digamos, excessivo?
Posted by: Blissett at maio 6, 2013 7:43 AM