|
setembro 26, 2012
Carta à Ministra Marta Suplicy da representação de segmentos culturais do CNPC
Excelentíssima Sra. Marta Suplicy
Ministra de Estado da Cultura
Presidente do Conselho Nacional de Política Cultural
Brasília, 20 de setembro de 2012.
Na qualidade de membros titulares do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC (2010-2012), representantes da sociedade civil, saudamos a Ministra Marta Suplicy, desejando uma gestão proficua e de grande eficácia à frente do Ministério da Cultura. Confiamos que a escolha de V.Exª para assumir a pasta da Cultura trará avanços na implementação das políticas culturais e efetividade na participação da sociedade civil por meio do CNPC, instância central na estrutura do Sistema Nacional de Cultura.
Sem representação dos setores da Cultura que constituem o Plenário desse importante Conselho, os signatários desta carta estão com o mandato findo e o processo eleitoral para a formação ou reconstituição dos Colegiados Setoriais e escolha Conselheiros do CNPC está em andamento. Como partícipes desse momento, na mobilização social e em comissões eleitorais ainda vigentes designadas pelo MinC, manifestamos aqui nossas preocupações em relação ao andamento deste processo.
Com intuito de pactuar com o MinC uma alternativa legal ao processo, sugerimos que sejam convocados por V.Exª os membros da Comissão Temática do Sistema Nacional de Cultura, composta pelos representantes da sociedade civil Charles Narloch, Dora Pankararu e Rosa Coimbra e pelos representantes do poder público Ignácio Kornowski e João Roberto Peixe. Num segundo passo, também importante para o estabelecimento e valorização desta instância de participação da sociedade junto ao MinC, sugerimos a convocação de todos os representantes dos 19 segmentos culturais representados no Conselho, sem prejuízo ao cronograma previsto para a realização dos Fóruns Nacionais Setoriais.
Respeitosamente,
Alice Viveiros – Circo
Antônio Ferreira – Cultura Afro
Charles Narloch – Artes Visuais
Dora Pankararu – Cultura Indígena
Du Oliveira – Música Erudita
Freddy Van Camp – Design
Heloísa Esser dos Reis – Arquivos
Isaac Loureiro – Culturas Populares
Ivan Ferraro – Música Popular
Jeferson Dantas Navolar – Arquitetura e Urbanismo
Luiz Alberto Cassol – Audio Visual
Marcos Olender – Patrimônio Material
Nilton Bobato – Leitura, Livro e Literatura
Patrícia Canetti – Arte Digital
Renato da Silva Moura – Artesanato
Rosa Coimbra – Dança
Virgínia Lúcia Menezes – Teatro
Washington Queiroz – Patrimônio Imaterial