|
julho 3, 2012
Terceiro retorno de Francisco Pinheiro deve ser anunciado por Adriana Martins, Diário do Nordeste
Terceiro retorno de Francisco Pinheiro deve ser anunciado
Matéria de Adriana Martins originalmente publicada no Caderno 3 do jornal Diário do Nordeste em 3 de julho de 2012.
Manifestante confeccionando cartaz em protesto da classe artística na última quinta-feira (28): vigília no Centro encerrou-se ontem
O retorno oficial do deputado estadual Francisco Pinheiro (PT) ao cargo de secretário da cultura do Ceará - o terceiro no período de um ano e meio - deve ser anunciado hoje, segundo informações da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). Desde o dia 12 de junho, quando o também deputado estadual Antônio Carlos deixou a gestão da pasta, após substituir Pinheiro por seis dias, a Secult encontra-se sob comando da secretária adjunta Maninha Morais.
Ainda de acordo com a Secretaria, Pinheiro não se pronunciará sobre o retorno até o mesmo ser oficializado (publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará). Manifestações contra a volta do deputado para a pasta começaram a se multiplicar ontem em redes sociais digitais como o Facebook.
O revezamento de nomes na pasta da cultura gerou desgaste não apenas para a figura de Pinheiro e sua equipe, mas para a do próprio governador Cid Gomes, cuja gestão é avaliada pela classe artística cearense como centralizadora e indiferente às demandas do setor da cultura. É o que consta na carta-manifesto elaborada na semana passada por integrantes e representantes de fóruns de diferentes linguagens artísticas, que formaram o MAR - Movimento Arte e Resistência.
No texto, artistas, produtores e outros profissionais salientam que a Secult "tem sido usada para negociatas político-partidárias, ao invés de cumprir sua função como agenciadora, catalisadora e propulsora de ações que fortaleçam, desenvolvam e instiguem políticas públicas de cultura no Ceará". Acompanha a carta um abaixoassinado, atualmente com mais de 1.200 assinaturas. A carta foi entregue ontem à Maninha Morais, durante nova manifestação em frente à sede da Secult, no prédio do Cine São Luiz. A ação reuniu cerca de 200 pessoas e deu continuidade à vigília empreendida pelos artistas desde a última quarta-feira (27), na Praça do Ferreira.
Na ocasião, trechos da carta foram lidos em voz alta pelos protestantes, em meio aos transeuntes e aos funcionários da Secult que entravam no prédio. "Encerramos a vigília hoje (ontem) no fim da manhã, quando entregamos a carta e procuramos o apoio da Secult para conseguir uma audiência com o governador", explicou, por telefone, Leandro Guimarães, integrante do Fórum Cearense de Circo e do MAR. Ainda segundo o jovem, a carta será protocolada na Casa Civil no início da próxima semana. O abaixoassinado continua disponível na internet. Hoje o Fórum de Linguagens deve se reunir para decidir outras ações do MAR.
Mais informações
Site do abaixo-assinado do MAR: http://peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N26147