|
abril 23, 2012
Olafur Eliasson rejeitado por Mariel Zasso, Revista Select
Olafur Eliasson rejeitado
Matéria de Mariel Zasso originalmente publicada na Revista Select em 17 de abril de 2012.
Artista escandinavo irritou diretoria dos jogos olímpicos britânicos
Projeto encomendado para os jogos olímpicos não agradou financiadores
O artista escandinavo Olafur Eliasson foi convidado para criar a projeto principal do Festival de Londres em 2012, mas o Olympic Lottery Distributor (OLD), que financia os jogos olímpicos e paraolímpicos na Inglaterra com dinheiro da loteria, negou o pedido de aplicação de um milhão de libras do seu fundo, argumentando que a projeto não correspondia mais a seus critérios. A instalação proposta, Take A Deep Breath (Respire Fundo), convidaria pessoas a inspirar e expirar em nome de "uma pessoa, um movimento ou uma causa", e esta ação seria gravada em um site que simularia uma bolha de respiração pessoal.
Em uma reunião de diretoria, externou-se a preocupação de que o projeto havia mudado significativamente em relação ao formato original. A obra custaria um milhão e meio de libras, indo além do orçamento geral de 26,2 milhões, destinado ao que os organizadores chamam de Olimpíada Cultural. Em um vídeo sobre o projeto, o Eliasson afirmou que "não há muito o que celebrar nas Olimpíadas e eu pensei que pudesse fazer uma obra que representasse algumas das fraquezas deste tipo de evento". A declaração provavelmente pode ter influenciado na decisão.
Dentre as obras de Olafur Eliasson mais conhecidas estão The Weather Project, (2003) na Turbine Hall do Tate Modern, em Londres, e as cataratas que ele "instalou" em East River, em Nova York em 2008.