|
outubro 31, 2011
A Gentil Carioca Lá exibe a partir de hoje dez vídeos na parede de um edifício vizinho por Audrey Furlaneto, O Globo
A Gentil Carioca Lá exibe a partir de hoje dez vídeos na parede de um edifício vizinho
Matéria de Audrey Furlaneto originalmente publicada no segundo caderno do O Globo em 28 de outubro de 2011.
Crianças brigam na chuva, e Cao Guimarães as observa de dentro de casa. O artista e sua visão em Super 8 ganham, agora, outra janela, bem maior do que a primeira: “Da janela do meu quarto” será projetado na parede externa de um prédio na Lagoa, como parte da mostra “Curta Gentil”, da galeria A Gentil Carioca Lá. Em parceria com o Curta Cinema, importantes exemplares da videoarte nacional serão exibidos, de hoje a 6 de novembro (dia do filme de Cao), sempre a partir das 20h30m, no edifício vizinho à filial da galeria, entre as ruas Joana Angélica e Vinicius de Moraes.
Dez curtas compõem a programação e poderão ser vistos de diversos pontos da Avenida Epitácio Pessoa (a parede tem 12 metros). Na lista há nomes conhecidos da arte, como o próprio Cao, Marcos Chaves, Matheus Rocha Pitta e Marcellvs L., e do cinema, como Marcelo Gomes e Karim Aïnouz. A abertura, hoje, será com “Cópia/Colares”, de Marcos Chaves.
— Temos a ideia de ocupação pública da arte. Penso a arte como uma bomba de cultura, seu alcance se dá a partir da vizinhança — diz Márcio Botner, da Gentil Carioca, que inaugurou o “braço” na Lagoa em agosto.
As projeções remetem ao projeto Parede Gentil, que usa como base uma parede de dez metros de comprimento na sede da galeria, no Centro. Em seis anos, o espaço foi tela para 15 trabalhos. Agora, além das projeções, a mostra “Curta Gentil” exibirá, dentro da galeria da Lagoa, obras de sete artistas de seu acervo. A programação inclui palestras sobre arte e cinema, nos dias 1º e 2 de novembro.