|
outubro 17, 2011
Diego de Santos expõe pela primeira vez no Recife por Eugênia Bezerra, Jornal do Commercio
Diego de Santos expõe pela primeira vez no Recife
Matéria de Eugênia Bezerra originalmente publicada no Caderno de Artes Plásticas do Jornal do Commercio em 11 de outubro de 2011.
Diego de Santos nasceu em Caucaia, cidade da região metropolitana de Fortaleza, mas queria morar na capital para desenvolver mais sua carreira nas artes plásticas. Esta experiência de divisão, entre a cidade em que ele dormia e a em que precisava ir para trabalhar, é representada de maneira figurada nos desenhos que formam a exposição Um mundo aqui dentro. Ela será inaugurada oficialmente hoje (11/10), às 20h, na Galeria Amparo 60 (a visitação começou dia 15 de setembro, para aproveitar os últimos dias do SPA das Artes).
Na maioria dos trabalhos, uma figura humana aparece entre elementos como escadas, janelas e buracos. Apenas parte dela fica visível, como se fosse alguém tentando entrar, se encaixar nestes lugares. “Comecei a fazer estes trabalhos desde 2008. Antes lidava com outras técnicas, como a fotografia. O meu desafio era trabalhar com um material simples”, resume Diego.
As obras são feitas com papel sulfite, caneta esferográfica e grafite. Ao invés de traçar linhas simples, o artista experimenta texturas (resultado do desgaste provocado pelo uso repetido do lápis). As ondulações e até pequenos rasgos são aproveitados nas composições. Às vezes ele também desenha nas duas faces do papel.