|
setembro 15, 2011
Consagrado artista de Taiwan apresenta vídeos em espaço cultural no Recife, Diário de Pernambuco
Consagrado artista de Taiwan apresenta vídeos em espaço cultural no Recife
Matéria originalmente publicada na seção de Cultura do Jornal Diário de Pernambuco em 14 de setembro de 2011.
Quatro vídeos e uma performance do artista Chen Chieh-Jen, de Taiwan, são apresentados em exposição que começa nesta quarta, com abertura às 19h, no espaço cultural Bê Cúbico (Rua do Bom Jesus, 172, Bairro do Recife, no quinto andar).
As obras de Chen capturam o impacto das transformações econômicas do país sobre a identidade e o comportamento do povo. Na mostra, são projetados os vídeos The route (2006), Military court and prision (2007-08), Lingchi: Echoes os a historical photograph (2002) e Empire border (2010). Na performance colaborativa Pirate my own work: Free donation project, ele pede que cópias clandestinas de seus DVDs sejam vendidas, com a renda revertida para instituições sociais. O artista não vem ao Recife, mas enviou seus trabalhos aos organizadores do Bê Cúbico. A mostra é uma atividade paralela ao Spa das Artes. Informações: 9830-2285.
Chen participou da última Bienal de São Paulo com o filme The factory. Leia a seguir o texto de apresentação de sua obra divulgado pela exposição: "O trabalho de Chen Chieh-jen corporifica uma necessidade de resistência ao estado de amnésia da sociedade de consumo. Suas obras comentam a história de Taiwan, focando questões como o trabalho, o isolamento, a exclusão e a migração. Durante a Guerra Fria, e apesar da lei marcial que se instaurou após uma sucessão de colonialismos, Taiwan tornou-se um dos maiores centros de manufatura no mundo. A democratização do país coincidiu com o deslocamento da rede industrial globalizada em busca de mão de obra mais barata. As fábricas ali sediadas foram fechadas e demitiram os seus trabalhadores."