|
setembro 6, 2011
Fotografia ganha em outubro revista 'Zum' por Fabio Victor, Folha de S. Paulo
Fotografia ganha em outubro revista 'Zum'
Matéria de Fabio Victor originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 6 de setembro de 2011.
Publicação semestral do Instituto Moreira Salles busca ampliar debate com outras áreas da arte contemporânea
Ensaio inédito de Miguel Rio Branco comentado por Rodrigo Naves é um dos destaques da 1ª edição
Circulou nos últimos meses entre fotógrafos e diletantes um zunzunzum de que estaria a caminho uma nova publicação brasileira voltada à área. Ficaram pelo caminho dois zuns, e em outubro sai a tal novidade, a revista "Zum".
Iniciativa do IMS (Instituto Moreira Salles), cujo acervo de 550 mil imagens é um dos mais significativos do país, especialmente dos séculos 19 e 20, a semestral "Zum" estará voltada, entretanto, à fotografia contemporânea. "A 'Zum' parte de um esforço de expandir fronteiras para além das exposições e catálogos. O que conseguimos colocar na parede é muito reduzido", afirma o coordenador-executivo do instituto, Samuel Titan Jr.
A proposta, explica, "é passar da coleção para discussão e reflexão" da fotografia contemporânea, evitando-se publicar na revista o acervo histórico do IMS.
A "Zum" será editada por Thyago Nogueira, fotógrafo e editor da Companhia das Letras (e "erudito numa matéria em que há poucos", nas palavras de Titan).
Autor do nome da revista -abrasileiramento do termo zoom, efeito fotográfico de aproximar a imagem-, Nogueira planeja valer-se do boom por que passa a fotografia digital para criar um debate com outras artes. "Não é para especialistas, é uma revista de cultura, com um olhar mais amplo", diz.
No primeiro número (ainda sem preço definido), um ensaio inédito de Miguel Rio Branco será comentado pelo crítico Rodrigo Naves. E um texto do escritor Bernardo Carvalho sobre exibicionismo na fotografia acompanhará ensaio do japonês Kohei Yoshiyuki. Realizadas à noite com filme infravermelho, as fotos mostram casais namorando (e sendo observados) num parque de Tóquio nos anos 1970.