|
maio 10, 2011
Artista luso-brasileiro Artur Barrio vence o Prêmio Velázquez, oglobo.com
Artista luso-brasileiro Artur Barrio vence o Prêmio Velázquez
Matéria originalmente publicada no caderno de Cultura de oglobo.com em 10 de maio de 2011.
RIO - O artista plástico luso-brasileiro Artur Barrio é o vencedor do Prêmio Velázquez de Artes Plásticas 2011, no valor de 125 mil euros. O Ministério da Cultura da Espanha anunciou a premiação nesta terça-feira. As informações são do jornal espanhol "El País".
FOTOGALERIA : Veja obras de Artur Barrio
Para o júri, a escolha de Barrio deveu-se "à construção de uma poética radical, que produz uma relação e um eco com situações políticas e sociais. Pela universalidade de sua linguagem, desenvolvida através de materiais não convencionais, crus, perecíveis e degradáveis. Pelo radicalismo do uso que faz dos mesmos, dentro e fora da instituição do museu. Seu trabalho, desenvolvido através de ações, performances, instalações, vídeos, explora o efêmero e transitório, interessando-se pelos efeitos simbólicos e pela aparição de uma beleza inesperada".
Nascido na cidade do Porto, em Portugal, em 1945, Artur Barrio veio para o Rio de Janeiro ainda criança, onde começou a dedicar-se à pintura em 1965. Dois anos mais tarde, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1969, criou suas "Situações", obras feitas com lixo, materiais orgânicos e objetos fora do convencional. No mesmo ano, lançou "Manifesto", um protesto "contra as categorias da arte" e a situação política e social do terceiro mundo. Barrio também fez instalações ao ar livre, tais como "Blooshluss" (1972), e esculturas com objetos cotidianos.
Em 1975, mudou-se para Paris. O Centro Georges Pompidou adquiriu seus cadernos e livros, como o "Livro da carne". Durante este período, criou performances, arte postal, esculturas, livros e cadernos de artista. Em 1982, expôs o conjunto de pinturas e desenhos intitulado "Série Africana", em que retomou a cor e a pintura. Três anos depois, participou da 17ª edição da Bienal Internacional de São Paulo.
Este ano, Barrio representará o Brasil na Bienal de Veneza, que começa no dia 4 de junho. Porém, até o momento, a Funarte ainda não liberou os R$ 400 mil destinados à produção do trabalho que será apresentado, ao transporte e aos custos do pavilhão brasileiro na bienal, o mais importante evento de arte contemporânea do mundo.
O Prêmio Velázquez de Artes Plásticas foi criado em 2002, em homenagem ao pintor espanhol Diego Rodríguez de Silva y Velázquez, com a intenção de ser uma premiação de caráter internacional para laurear a obra de um criador no âmbito das artes plásticas, em qualquer de suas manifestações. Em 2008, o brasileiro Cildo Meireles foi contemplado com o prêmio.