|
abril 28, 2011
Reforma da nova sede do MAC deve acabar no final de maio poe Fabio Cypriano, Folha de S. Paulo
Reforma da nova sede do MAC deve acabar no final de maio
Matéria de Fabio Cypriano originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 28 de abril de 2011.
Obra do antigo prédio do Detran está 85% pronta, diz engenheiro
Cerca de 300 homens trabalham intensamente para o término das reformas na nova sede do Museu de Arte Contemporânea da USP, no antigo prédio Detran.
Prometida para junho de 2009 e depois adiada várias vezes, a última para fevereiro passado, a entrega do prédio deve ser realizada no fim do próximo mês.
"Reformar um prédio dos anos 1950 e ainda tombado é muito difícil; para atender às novas regras de acessibilidade, por exemplo, precisamos realizar operações complexas, uma das razões do atraso", explica Osvaldo Padilha Júnior, engenheiro responsável pela obra na Secretaria de Estado da Cultura.
Ele estima que 85% do trabalho esteja pronto. "Dificilmente vamos ter novos atrasos", garante.
Anteontem, a Folha acompanhou uma visita do secretário de Cultura do Estado, Andrea Matarazzo, ao local. Ele e seus convidados precisaram subir a pé os oito andares do edifício, pois a eletricidade definitiva não havia sido conectada.
"Olha só essa paisagem. É um local privilegiado para ver o Ibirapuera. Será o melhor museu da cidade", disse o secretário.
A Secretaria de Cultura está gastando R$ 76 milhões na reforma do prédio, criado por Oscar Niemeyer nos anos 1950 e no qual funcionava o Detran. O próprio Niemeyer fez um projeto para o novo edifício, orçado em R$ 120 milhões, mas o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo vetou a proposta.
Foi preciso se manter fiel ao projeto original, o que levou, por exemplo, à instalação de brise-soleil (quebra-sol) em toda a fachada.
O diretor do MAC, Tadeu Chiarelli, disse à Folha que, após a entrega, serão necessários três meses para a ocupação do espaço. Com isso, a inauguração deve ocorrer em agosto ou setembro.