|
abril 8, 2010
Florença vem para Joinville por Renato Igor, A Notícia
Florença vem para Joinville
Matéria de Renato Igor originalmente publicada no jornal A Notícia em 26 de janeiro de 2010.
*** Leia e assine o abaixo-assinado "Repúdio ao governo do estado de Santa Catarina pela implantação em Joinville da Escola de Belas Artes de Florença da Itália" ***
Filial da Academia de Belas Artes da cidade italiana será instalada em SC, segundo acordo assinado ontem
Até o final do ano, Santa Catarina deve ter uma filial da Academia de Belas Artes de Florença. A assinatura para formalizar o acordo aconteceu ontem na Itália, onde o governador Luiz Henrique lidera missão internacional.
O projeto-piloto será na Piazza Itália, em Joinville. O imóvel será alugado pelo governo estadual. A ideia é levar outras unidades da Escola Secundária de Belas Artes para mais cinco regiões catarinenses. O projeto será coordenado pelas universidades ligadas ao sistema Acafe. Alunos, prioritariamente de escolas públicas, vão estudar no contra-turno escolar, pintura, escultura, gravura, desenho e história da arte.
“Vamos copiar o modelo do Balé Bolshoi. Aqui, estudou Michelangelo e isso diz tudo. É como ter o Bolshoi da arte e da escultura no nosso Estado”, disse LHS.
O projeto vai atender a estudantes de nove a 15 anos. Um edital vai formar um comitê internacional para selecionar os candidatos. A Academia de Belas Artes de Florença começou em 1480, como escola de desenho. O pintor italiano Michelangelo ingressou nela quando tinha 15 anos. O projeto vai permitir também intercâmbio cultural com professores catarinenses, que terão aperfeiçoamento continuado.
A presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires, acredita que, pelo fato do Centro de Artes da Udesc ser de graduação, a Escola Secundária de Belas Artes de Santa Catarina vai trazer um avanço à produção artística: “Os nossos talentos são produtos de si mesmo. Vamos ampliar a arte aos jovens”, concluiu.
A professora da Universidade de Florença e coordenadora do projeto catarinense, Ambra Trotto, ressalta que a intenção é revelar talentos. Os alunos catarinenses poderão ir a Florença em projetos de intercâmbio. “Daremos a base e a técnica e, depois, a pessoa cresce com a sua identidade regional. Não queremos uma globalização cultural”, destaca a professora.
Gostaria de divulgar o abaixo assinado (livre para circulação) de repúdio sobre a implantação da Academia de Belas Artes de Florença da Itália que o Governo de Santa Catarina está implantando na cidade de Joinville, norte do estado.
O Fórum de Artes Visuais de SC, tomou esta posição de repúdio, crendo que política pública se faz participativamente e que sanções deste porte são totalmente arbitrárias.
Abaixo reproduzo o texto do abaixo-assinado http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/5913 e os links para acompanhar o histórico do assunto na mídia em SC: http://groups.google.com.br/group/forum_sc_artesvisuais/web."
Olá Paula,
Já inserimos o link para o abaixo-assinado em todas as matérias que republicamos sobre o assunto.
Incentive os participantes do fórum a enviar cartas para os jornais de SC para forçar o aprofundamento do debate. E continuem alimentando o Brasa com as cartas e as matérias, que nós nos encarregamos de amplificar nacionalmente a discussão.
A briga é boa, vamos à luta!
Abraço,
Patricia
Está lá na Wijipédia..."A população de Bole-Bole, localizada na zona canavieira do interior da Bahia, quer mudar o nome da cidade para Saramandaia"... Então pensei, por que não mudar o nome de Santa Catarina??? Hein governador? Vocês ganham salário para isso! Para fazer!
Posted by: Eduardo at abril 15, 2010 5:33 PM