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abril 1, 2010
Carvalho pensou atitude como forma por Silas Martí, Folha de S. Paulo
Matéria de Silas Martí originalmente publicada na Ilustrada da Folha de São Paulo em 30 de março de 2010.
Documentos no arquivo mostram provocações de um artista fragmentário com obra dividida entre produção e reflexão
Bienal de São Paulo quer reencenar sua peça "Bailado do Deus Morto", enquanto MAM faz retrospectiva e Madri recebe arquitetura
No "álbum dos comensais", como Flávio de Carvalho chamou seus recortes fotográficos e memórias pessoais, estão mensagens de Oswald de Andrade, Maria Della Costa, Eleazar de Carvalho e outros que passavam temporadas de ócio na fazenda Capuava, construção emblemática do modernismo no Brasil, que o artista projetou para ser a sua casa.
"Sem óculos, só posso ver com os olhos da alma", anotou o autor de "O Rei da Vela" num canto. "E os olhos da alma tenho sempre voltados para o antropófago Flávio de Carvalho."
Nos anos 50, quando jantares na fazenda em Valinhos tomavam ares expressionistas e festas à beira da piscina de luz vermelha arrebanhavam a nata intelectual do país, Carvalho já era a figura histriônica que irradiava a vertente mais libertária do pensamento modernista.
Àquela altura, já tinha desafiado uma procissão de Corpus Christi, indo contra o fluxo de boné e flertando com as devotas -a chamada "Experiência n. 2". Desenhos que fez de sua mãe morrendo, a célebre "Série Trágica", chocaram o público. Sua primeira exposição tinha sido fechada pela Delegacia de Costumes por causa dos nus e seu Teatro da Experiência, interditado pelas heresias da peça "Bailado do Deus Morto".
É a mesma peça que a Bienal de São Paulo pretende reencenar em Valinhos e transmitir em tempo real para o pavilhão no Ibirapuera em setembro.
Seu projeto arquitetônico para o palácio do governo do Estado de São Paulo, que está nos arquivos recuperados, tinha canhões de luz tão cenográficos quanto as máscaras de alumínio que inventou para o palco e pistas de pouso para aviões em terraços simétricos.
Era uma obra mais de atitude do que resultado formal. Carvalho falava numa "revolução estética" como "fenômeno de turbulência, com polarização de forças anímicas básicas".
E ele desenhou esse contraste no ato de se vestir. Quando encena sua "Experiência n. 3", de meia arrastão, saia e chapéu, está ao lado de senhoras comportadas em plena metade dos anos 50. Carvalho desfilou pelas ruas de São Paulo com seu "traje de verão", propondo uma nova arquitetura do corpo, no mesmo ano em que Juscelino Kubitschek lançou os planos para a construção de Brasília, utopia arquitetônica nacional.
Mas fica difícil entender que fragmento de cada uma das experiências era a obra em si. Depois de escapar ao linchamento na procissão de 1931, escreveu um livro de reflexões. As roupas que usou no verão de 1956 já foram exibidas como se fossem obra de arte, mas foi a caminhada em si, da qual restam só fotografias, que contou.
Na mostra que o Museu de Arte Moderna de São Paulo abre em meados de abril, documentos das performances, livros de sua biblioteca guardada na Unicamp, além de um recorte de seus desenhos e pinturas, vão tentar dar conta da história.
No Reina Sofía, em maio, detalhes de seus projetos arquitetônicos vão mostrar outra cara do ser fragmentário chamado Flávio de Carvalho.
Quem é o Senhor Carvalho?
Coisa estupida de nomear pessoas apenas pelo ultimo nome. Coisa de faculdadezinha de m....que não considera o fato de nem sempre as pessoas serem conhecidas apenas pelo ultimo nome. Voce chamaria a Tarsila de Amaral, ou o Lula de Silva ou o Juscelino de Oliveira?
Chamar o Flavio de Carvalho de Carvalho apenas demonstra total desconhecimento e invalida completamente o artigo. Se nem o nome o autor sabe...
Flávio de Carvalho foi um gênio, não acho necessário que ele deixasse tudo organizado e de mão beijada para que a história se lembre dele.Se alguém, quiser falar de modernismo sem ir afundo em Flávio de Carvalho, não quer realmente falar de modernismo. Flávio de Carvalho foi uma das figuras mais atuantes e marcantes do modernismo e o seu papel é indispensável para história da arte brasileira e, ao meu ver, do mundo. O artista, muito antes do Fluxus (John Cage e Joseph Beyus), já fazia suas experiências (espécie de híbrido entre performance e hapenning) e a frente do teatro de experiências (ou performances) e do clube dos artistas (que viria a dar origem ao nome MAM)foi de singular importância para o modernismo. Se o artista não tem o valor merecido reconhecido pela história, não é culpa dele, pois ele deixou um legado imenso a ser estudado, e sim dos "historiadores".
Posted by: Anderson Benelli at abril 26, 2010 3:44 PMOPS. John Cage e BEUYS***, me desculpem pelos erros ortográficos rs.
Olha só isso, não sabia que a Bienal iria abordar Flávio de Carvalho, gostei muito de saber. Eu bato Palmas pro pessoal da Bienal.
Posted by: Anderson Benelli at abril 26, 2010 4:05 PM