|
abril 28, 2009
Debate da Folha sobre a Lei Rouanet no YouTube
Debate promovido pelo jornal Folha S. Paulo, originalmente publicado pela WebTV Cultura e Mercado no Youtube.
A Folha promoveu no dia 2 de abril um debate sobre a reforma da Lei Rouanet com a participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Também fizeram parte da mesa o secretário da Cultura do Estado de São Paulo, João Sayad, o diretor da Apetesp (Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de SP), Paulo Pélico, o superintendente de Atividades Culturais do Instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron, e o consultor de patrocínio empresarial, diretor-geral da Significa e da Articultura, Yacoff Sarkovas.
O ARTISTA VIVO VALE MAIS
Venho me debatendo como sapo em banho dentro de bacia de água quente, para tentar mostrar que o artista vivo vale mais do que o que já morreu.
O artista vivo pode falar quando, como e onde produz sua obra, ainda convive com seu expectador.
Os que se foram legaram à posterioridade sua vida e sua obra. Agora cabe apenas a nós preservá-las para deleite e pesquisa, não promovê-los como se ainda estivessem vivos, foram e não são mais ídolos.
Enquanto o empresariado promove os grandes nomes do passado aquele que pode produzir e enriquecer o patrimônio cultural brasileiro e ainda justificando, apenas aguarda para ficar rico e famoso depois de morrer. Olha que temos excepcionais talentos e isso ainda em toda a esquina.
Acredito que o brasileiro está mais para a arte do que para o futebol e o carnaval.
Sugiro que oitenta por cento, da verba, para incentivo a cultura, do MINC, tenha que ser obrigatoriamente voltada para o artista vivo, que vale mais.
Líbano Montesanti Calil Atallah
Artista plástico
www.artponto.com