|
fevereiro 2, 2009
A nova tela das artes, por Fabio Cypriano, Folha de São Paulo
Matéria de Fábio Cypriano, originalmente publicada na Folha de São Paulo, no dia 27 de janeiro de 2009
Artforum.com lidera lista de melhores sites de artes plásticas em votação feita pela Folha com profissionais
Não há dúvida de que é a tela do computador o suporte mais visto pelos profissionais das artes plásticas. Por meio de newsletters gratuitas, revistas on-line ou mesmo um "YouTube das artes", como é chamado o site UbuWeb, pode-se acompanhar não só a produção atual como o debate sobre ela e seus reflexos no mercado.
Artistas, curadores e galeristas foram solicitados pela Folha a indicar os sites que visitam com maior frequência.
O líder, com seis indicações, foi o site da revista norte-americana Artforum, mencionada pelos curadores Adriano Pedrosa, Rodrigo Moura, Lisette Lagnado e Solange Farkas, além das galeristas Márcia Fortes e Luisa Strina."Esta é a revista "mainstream" mais "mainstream" da arte. Americanófila e um tanto leviana, é uma mistura estranha entre a "Vogue" e a "October". A versão on-line tem conteúdo diferenciado de resenhas e relatos de viagem e, felizmente, menos anúncios que a impressa", afirma Moura, curador do Instituto Cultural Inhotim, em Minas Gerais.
A Artforum.com noticiou, por exemplo, o caso dos pichadores na Bienal e o roubo das obras do Masp, o que não ocorreu em sua versão impressa.
Já em segundo lugar, com quatro indicações, ficaram empatados E-flux, UbuWeb e a revista brasileira Trópico.
O E-flux é uma newsletter gratuita que, diariamente, envia por e-mail, a seus 40.116 mil cadastrados, duas ou três mensagens com aberturas de exposições ou outras informações do circuito. O serviço gratuito é possível pois se trata de anúncios pagos por instituições como o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Guggenheim e mesmo a Bienal de São Paulo.
A precisão na qualificação de seus afiliados é interessante. Segundo o site, do total de cadastrados, 47% são europeus, 42% norte-americanos, e 11% de outros continentes, sendo que 18% são críticos de arte, 16% galeristas, 16% curadores, 15% membros de museus, 12% artistas, 10% consultores e 8% colecionadores.
Newsletter por assinatura
Outro serviço de newsletter, mas pago, é o Baer Faxt, usado pela galerista Márcia Fortes. "O Josh Baer, figurinha das antigas de Nova York, começou isso no início dos anos 1990, enviando informações por fax e agora migrou para um e-mail semanal", conta Fortes.
A assinatura anual do serviço está em US$ 200 (R$ 471). Numa de suas edições de dezembro, em pesquisa com seus leitores, a mostra de Cildo Meireles na Tate foi indicada como menção honrosa por melhor exposição em museu europeu.
Já o UbuWeb, também com quatro indicações, é considerado pelo curador Fernando Oliva uma "espécie de YouTube das artes": "Ele reúne milhares de trabalhos em vídeo, áudio e poesia experimental, em obras que remontam aos anos 1920".
O acervo do UbuWeb é de fato impressionante, ao reunir de performances de Marina Abramovic a conferências de Yves Klein (1928-1962).
Site brasileiro com mais indicações, a revista Trópico tem como responsável o editor de Moda da Folha, Alcino Leite Neto. "É um dos raros exemplos brasileiros de jornalismo cultural de qualidade feito na web, não apenas a seção "Em Obras", dedicada às arte plásticas, mas todo o conteúdo é bem pautado e conta com excelentes autores", afirma Moura.
Em terceiro lugar, com três indicações, ficaram empatadas a versão digital da revista inglesa Frieze, do mesmo estilo da Artforum, e o brasileiro Fórum Permanente, uma plataforma com artigos, informações e eventos próprios.
Com duas indicações, aparece ainda o Canal Contemporâneo, que se apresenta como uma "comunidade digital focada na arte contemporânea brasileira para promover sociabilidade", com afiliação paga ou gratuita, que dá direito a newsletters diferenciados.
Também com duas indicações foi mencionado o site do Itaú Cultural, que contém a maior enciclopédia virtual das artes plásticas brasileiras.