|
novembro 14, 2007
Gil confirma que sai do Ministério da Cultura em 2008, O Globo Online
Gil confirma que sai do Ministério da Cultura em 2008
Matéria originalmente publicada no O Globo Online, no dia 13 de novembro de 2007
BRASÍLIA - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, confirmou nesta terça-feira que deixará o ministério no próximo ano. Segundo ele, a decisão foi motivada por um problema de voz.
- Tive a reincidência de um pólipo (calo) de voz que tinha sido removido há dez anos - disse Gil.
Em entrevista a emissoras de rádio parceiras da Radiobrás, ele afirmou estar satisfeito com o trabalho no Ministério da Cultura, especialmente com o reconhecimento pelo governo e pela sociedade do papel estratégico da cultura. No entanto, para Gil, o momento é de fazer um recolhimento.
- Eu especializei a minha voz em cantar, e ultimamente tenho usado mais para falar.
O ministro ainda detalhou o Programa Mais Cultura, que prevê investimentos de R$ 4,7 bilhões até 2010.
Segundo ele, esse orçamento será utilizado em diversos ministérios, que vão se dedicar parcialmente a programas culturais. Como exemplo, Gil lembrou que o Ministério da Justiça vai fazer 300 pontos de cultura em áreas de risco para evitar o envolvimento da juventude com a violência.
O ministro disse que o programa foi desenvolvido em associação com os programas sociais do governo federal, dando atenção aos locais de maior vulnerabilidade social.
- Os programas culturais vão estar trabalhando em função do aprimoramento da abordagem social geral que o governo lula vem fazendo - afirmou.
Gil ressaltou que o conceito de cultura vem sendo ampliado nos últimos anos no Brasil e no mundo. Segundo ele, até pouco tempo, eram consideradas culturais apenas as manifestações ligadas a artes e ao patrimônio.
- Muita gente que não se achava culta, não se sentia parte da cultura, hoje se sente porque é parte da cultura.
tah na hora mesmo, fazer musica eh mais importante do que fazer politica!!!
Posted by: GB at novembro 16, 2007 9:54 PMNo ano passado, 2006, enviei uma correspondência via e-mail ao Ministro da Cultura, solicitando informação se não havia um programa que visasse beneficiar iniciativas culturais de escolas, em particular uma localizada em Pantanal, Florianópolis. Dizia respeito a uma escola municipal que realiza todos os anos viagens de estudos com os alunos de 7ª e 8ª série à cidade de São Paulo,para visitação a centros culturais daquela região. A atividade historicamente contava com apoio da Eletrosul, e naquele ano esta empresa declarou não possuir recursos para apoiar a atividade. A resposta do Ministério foi negativa, afirmando a inexistência de programas e recursos destinados a atender projetos de escolas municipais. Nesta notícia de jornal que estou lendo, espero esteja delineada uma nova visão, onde as iniciativas de diretores de escolas comprometidos com a questão cultural tenham apoio sim, evitando a morte de belos projetos que ampliam os horizontes de um imenso contigente de adolescentes de origem pobre, sem recursos para acessar os produtos da cultura.
Posted by: Mara Paiva at novembro 19, 2007 3:54 PM