|
março 27, 2007
Manifesto em defesa à Política Nacional de Museus
Manifesto em defesa à Política Nacional de Museus
A equipe do Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU), abaixo assinada, expressa sua indignação em relação à matéria veiculada no Jornal O Globo de 25/03/2007, na coluna de Élio Gaspari.
Os fatos alegados na matéria - ainda sob investigação no IPHAN - buscam denegrir as imagens do Coordenador Técnico, Mário de Souza Chagas, e do Diretor do DEMU, José do Nascimento Júnior, em uma tentativa de reduzir todas as conquistas da Política Nacional de Museus (PNM), implantadas durante os últimos quatro anos.
Tal atitude desconsidera os princípios fundamentais que norteiam a conduta ética e democrática das relações mantidas com setores e atores da cultura e, especialmente, do universo museológico. A reorganização do setor, a criação do Sistema Brasileiro de Museus, os vários editais e outros investimentos em museus do Brasil, o concurso público que permitiu a entrada de 22 museólogos no IPHAN, o Cadastro Nacional de Museus, a Semana Nacional de Museus com mais de 1.400 eventos por todo o país, o lançamento do periódico MUSAS, da Revista do Patrimônio sobre museus e a coleção Museus, Memória e Cidadania, são alguns dos instrumentos de operação da PNM: instrumentos institucionais, de democratização e de fomento. Desejamos enfatizar que todo este avanço só foi possível graças à transparência e à competência da atual gestão do Departamento, que sempre agregou profissionais que desejam o desenvolvimento e a consolidação da área, independentemente de suas orientações ideológicas.
Como membros desta equipe, denunciamos a tentativa de desarticulação, em prol de interesses pessoais, de todo o trabalho realizado. Além disso, causa-nos perplexidade a acusação direcionada ao museólogo e professor Mario de Souza Chagas, profissional nacional e internacionalmente conhecido e respeitado por sua produção e atuação no cenário museal e, principalmente, por sua inquestionável retidão de caráter.
Para evitar a disseminação de práticas nocivas e perversas que resultam em prejuízo para toda a instituição, solicitamos aos órgãos competentes do IPHAN a rápida apuração de todos os fatos, e convocamos todos os profissionais ligados à preservação do patrimônio e todos os que reconhecem as conquistas da Política Nacional de Museus a apoiarem esta manifestação.
Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN
26 de março de 2007.
Adriana Bandeira
Alejandra Saladino
Ana Paula de Lima Freire
Andressa de Lima Faislon
Átila Bezerra Tolentino
Bárbara Froener
Cícero Antônio Fonseca de Almeida
Claudia Maria Pinheiro Storino
Eneida Braga Rocha de Lemos
Fernanda Magalhães Pinto
Flávia Mello de Castro
Flaviane da Costa Gomes
Lilian Oliveira
Gustavo Góes
Humberto Nóbrega
Jânides Miranda da Silva
Jéssica da Silva Santana
Joana Regattieri
Kênia Sabino
Letícia Oliveira
Lidiane Rodrigues Araújo
Monique Batista Magaldi
Maria Isabella Medeiros
Marcelo Helder Maciel Ferreira
Marcio Ferreira Rangel
Marilene Gonçalves Guimarães
Marina Byrro Ribeiro
Newton Fabiano Soares
Paula Regina Almeida de Oliveira
Paulo José Nascimento Lima
Rafael Farias da Silva
Rose Moreira de Miranda
Rosilene do Espírito Santo
Sara Schuabb Couto
Stefany Lima
Tatiana Kraichete Martins
Vinícius Barcelos