|
março 23, 2007
REDE NO BRASA Onde está a burguesia paulista ? em Houston II, por Paulo Henrique Amorim, Portal IG
Onde está a burguesia paulista ? em Houston - II
Matéria de Paulo Henrique Amorim, originalmente publicada no blog conversa-afiada.ig, no dia 22 de março de 2007
Máximas e Mínimas 238
. Estes são os homens e mulheres mais ricos do Brasil, em 2007, segundo a revista americana Forbes:
Joseph Safra; Jorge Paulo Lemann; Aloysio de Andrade Faria; Antonio Ermirio de Moraes; Moise Safra; Marcel Herrmann Telles; Carlos Alberto Sicupira; Rubens Ometto Silveira Mello; Julio Bozano; Abilio dos Santos Diniz; Dorothéa Steinbruch; Elie Horn (da Cyrela); Guilherme Peirao Leal (da Natura); Eliezer Steinbruch (CSN); Constantino de Oliveira (Gol)
. É claro que outros nomes poderiam estar aí - como, por exemplo, nomes da família Setúbal (Itaú), Moreira Salles (Unibanco), outros usineiros de açúcar; e "new money", como os que se fizeram na privatização de Fernando Henrique Cardoso, como Daniel Dantas e André Lara Rezende.
. Nenhum deles impediu que a fantástica coleção de arte construtiva brasileira de Adolpho Leirner fosse vendida a um museu de Houston, no Texas.
. Nenhum museu de São Paulo - um deles, por exemplo, dirigido por Milú Villela, do grupo controlador do Banco Itaú - se interessou pela coleção.
. (Um dos museus estava fora de cogitação, porque não tinha dinheiro para pagar a conta da luz...)
. Não é a primeira vez que São Paulo se vê diante de situação igualmente constrangedora: quer ir ver o "Abapuru", de Tarsila do Amaral? Dê um pulo ao Malba, em Buenos Aires...
. Nos anos 90, um banqueiro argentino arrematou o "Abapuru" numa casa de leilões em Nova York, já que o vendedor brasileiro não conseguiu interessar nenhum milionário brasileiro...
. Leirner procurou todos os museus. Ofereceu a coleção a todos eles.
Leia a matéria completa no blog conversa-afiada.ig