|
março 20, 2007
Colecionar é uma busca, por Adolpho Leirner
Colecionar é uma busca
Trecho do texto de Adolpho Leirner escrito em 1998 e publicado no mesmo ano no livro Arte Construtiva no Brasil - Coleção Adolpho Leirner*.
A alegria de presenciar no momento atual o resgate e o reconhecimento, no exterior, dos trabalhos de Lygia Clark e Hélio Oiticica, em grandes e importantíssimas exposições itinerantes em capitais européias e americanas, infelizmente organizadas por instituições internacionais que se adiantaram ao Brasil.
Tenho preocupações com relação à nossa política cultural e, felizmente, observo uma nova ordem e interesse com relação a patrocínios e incentivos. Vejo com muita alegria, nos últimos anos, o desenvolvimento de nossas instituições culturais. Observo com reservas o patrocínio de exposições milionárias somente para a obra de artistas internacionais. Elas são necessárias e importantíssimas, mas o apoio à nossa arte deveria ser privilegiado em todos os aspectos e não situar-se numa posição da inferioridade para que, a partir de nossa casa, possamos nos respeitar e receber o reconhecimento do exterior. Observei que a programação de nossos museus chegou, nos últimos dois anos, a 70% de exposições dedicadas a artistas estrangeiros.
Não compreendo como artistas da qualidade de um Guignard e de uma Tarsila, por exemplo, não estejam presentes até hoje no Brasil inteiro, em nenhuma instituição ou sala, onde se posse ver a trajetória de suas obras em exposições permanentes. Uma política de aquisições e doações é essencial aos museus. Falta a organização de exposições temáticas, retrospectivas de artistas vivos ou mortos que, infelizmente, ainda não foram resgatados, proteger a dispersão de suas produções, um aumento substancial da nossa pequena bibliografia e a formação de catálogos raisonnés. Uma dedicação maior à arte brasileira é premente.
* AMARAL, Aracy (org.), Arte Construtiva no Brasil - Coleção Adolpho Leirner, DBA / Melhoramentos, São Paulo, 1998 - Patrocínio Lloyds Bank (sem lei de incentivo)
Por favor,
gostaria de entrar em contato com o Sr Adolpho Leirner. Tenho um material que gostaria de lhe mostrar. São quadros do artista plástico Antonio Bontempo. Como posso entrar em contato?
Muito obrigada,
atenciosamente,
Michelina Bontempo
Procure-o no Facebook.
Posted by: Patricia at março 12, 2013 9:05 PM