|
março 9, 2007
Gil lista na Câmara prioridades do Ministério da Cultura
Gil lista na Câmara prioridades do Ministério da Cultura
Matéria originalmente publicada no Globo Online, no dia 8 de março de 2007
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, listou cinco prioridades estratégicas para o seu ministério a serem apreciados pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Entre as prioridades citadas pelo ministro na quarta-feira está o aumento de recursos para a cultura, a aprovação do Plano Nacional de Cultura e a preservação do patrimônio público brasileiro. Gilberto Gil participou de uma reunião na comissão para discutir prioridades para o setor.
Gilberto Gil apresentou como prioridade para este ano a necessidade de se constituir uma comissão especial para analisar as propostas de emenda à Constituição (PEC nº 150/03 e 324/01), que vinculam receitas orçamentárias para a cultura. A primeira vincula 2% do orçamento e a segunda 6%. O ministro também pediu empenho dos deputados para a aprovação do Plano Nacional de Cultura e para avançar na implementação de políticas públicas para o setor. O quarto ponto listado pelo ministro pede a reaproximação da cultura e da educação.
- Essa é uma pauta que eu gostaria de ver ser discutida por essa casa. A cultura tem papel importante na qualificação da educação - disse Gilberto Gil.
Por fim, o ministro pediu a participação da Câmara na comemoração dos 70 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que serão comemorados neste ano.
- Queremos envolver o Congresso Nacional na discussão sobre a preservação do patrimônio brasileiro - afirmou o ministro.
O deputado Paulo Rubem (PT-PE), um dos autores da proposta que cria o Plano Nacional da Cultura, elogiou as prioridades destacadas pelo ministro e afirmou que elas já estão em discussão na comissão, mas com o reforço do ministro, o trabalho será intensificado.
- As prioridades listadas são extremamente importantes. São projetos que já estão sendo analisados mas que demonstram, com a escolha feita pelo ministro, a necessidade desta comissão trabalhar intensamente para aprová-los já no primeiro semestre de 2007 - disse Paulo Rubem.
De acordo com o parlamentar, com o objetivo de discutir as demandas da cultura, a comissão aprovou a criação da Subcomissão Permanente de Cultura.
Até que enfim Gilberto Gil vai se mexer para alguma coisa. Pois até então somente o que lhe interessava era os Africanos e suas artes. É isso aí, vamos olhar para a "Cultura do Brasil e de todas as etnias"
Posted by: Rosane Penna at março 17, 2007 5:04 PM