|
dezembro 4, 2006
Carta Apoio Gilberto Gil
Carta Apoio Gilberto Gil
Prezado(a) Senhor(a),
Vimos por meio deste encaminhar documento que expressa o apoio do segmento cultural brasileiro em prol das políticas iniciadas pelo Ministro Gilberto Gil. Tal documento será entregue ao Ministro em evento no próximo dia 07 de dezembro, a partir de 19h, no mezanino do Pavilhão da Bienal de São Paulo, para o qual o convidamos neste momento.
Caso esteja de acordo com o conteúdo, favor encaminhar sua adesão para o e-mail cartagil@bienalsaopaulo.org.br para que possamos registrar sua assinatura no texto final.
Certos de contar com sua participação no evento e sua assinatura nesta carta aberta, reiteramos votos de estima e apreço.
Atenciosamente,
Manoel Francisco Pires da Costa
Presidente da Fundação Bienal de São Paulo
Carta Aberta pela Cultura Brasileira
Nós - artistas, produtores, instituições - reunidos neste dia na Fundação Bienal de São Paulo, gostaríamos de manifestar o nosso apoio à continuidade das linhas diretivas dadas nos últimos quatro anos pelo Ministério da Cultura.
Trata-se de uma política exemplar introduzida pelo Ministro Gilberto Gil de interlocução com o setor cultural, que pode ser ampliada neste próximo mandato, possibilitando grandes conquistas.
Ressaltamos abaixo alguns pontos que consideramos centrais na política desta gestão e porque a consideramos valiosa para a cultura brasileira:
- Implantação do programa "Arte Democracia", que prevê a ampliação do acesso aos eventos culturais para toda população;
- Promoção dos programas setoriais de exportação de produtos culturais brasileiros;
- Consolidação de um Plano Nacional de Cultura capaz de ampliar, potencializar e institucionalizar a atual política deste governo;
- Fortalecimento das políticas internacionais, visando à proteção e à promoção da diversidade cultural brasileira, avançando nas políticas de comércio internacional e promoção da produção cultural brasileira no exterior; Continuidade dos programas de promoção, tal como o "Ano do Brasil na França" e "Copa da Cultura na Alemanha";
São apenas alguns aspectos que fazem com que a política do Ministro Gilberto Gil mereça prosseguimento. Por esse motivo, manifestamos, pelo presente, nosso desejo de que esta política possa permanecer à frente do Ministério da Cultura para dar continuidade ao exímio esforço desenvolvido, avançando nos projetos iniciados e colhendo os frutos que certamente virão.