|
janeiro 4, 2006
Escola ganha o direito de ficar no Parque Lage, por Suzana Velasco
Escola ganha o direito de ficar no Parque Lage
Matéria de Suzana Velasco, originalmente publicada no Jornal O Globo, no dia 22 de dezembro de 2005
Depois de anos de instabilidade sobre a legitimidade de ocupar o casarão do Parque Lage, a Escola de Artes Visuais (EAV) recebeu ontem oficialmente o direito de permanecer no espaço por cinco anos, automaticamente renováveis. Apesar da surpresa de alguns artistas plásticos e professores com o curto tempo de permanência - havia sido divulgado que a concessão dada pelo Patrimônio da União e reconhecida pelo Ibama seria de 35 anos - o deputado estadual Carlos Minc (PT) afirmou que, em abril, a escola, no parque há 30 anos, deve receber a transferência definitiva do patrimônio.
A solenidade ocorreu na EAV e teve a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil; da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do secretário estadual de Cultura, Arnaldo Niskier; do diretor da escola, Reynaldo Roels; do gerente executivo do Ibama no Rio, Rogério Rocco; e do deputado Carlos Minc.
- Se fosse possível dividir dois campos da vida humana, eles seriam a cultura e a natureza. E a escola, dentro deste parque, é uma referência cultural muito importante - disse Gilberto Gil.
Para os artistas João Goldberg, coordenador do núcleo de 3D da EAV, e Anna Bella Geiger, professora e membro do conselho da diretoria da escola, a assinatura do documento dá tranqüilidade para que haja projetos concretos nos próximos anos.
- A instabilidade é muito negativa porque não podemos planejar alianças com outros ensinos, com outros países. Agora muda tudo - disse Anna.
Artistas e diretores de importantes museus da cidade, como o MAM e o Paço Imperial, estiveram na solenidade. Após a assinatura do documento, Gil decepcionou quem aguardava uma canja. Também prometido para a tarde de ontem, o EAV-MOB, que comemoraria os 30 anos da escola, foi cancelado. O evento reuniria registros em vídeo, fotografia, textos e imagens de alunos e professores.
Esta é uma boa notícia, ainda que parcial, o acordo deve estar em nossa pauta de atenção em Abril, para o cumprimento da promessa. Assim como o pensamento sobre o futuro da Escola em termos de direção após Reynaldo. Vale lembrar que a EAV tem a concessão da Secretaria de Cultura de deixar que a Comunidade Artística vote seu diretor, o que nois últimos anos vem sendo feito apenas pelo seu corpo docente. Valeria também perguntar ao Governos Estadual quando a Escola terá caixa para ser de fato uma Escola Pública, não tendo que cobrar do alunos para se manter e também quando haverá um projeto de adequação do casarão e conservação do mesmo sem tanta luta para que este não caia. E quando os jardins do Parque serão restaurados como no projeto original paisagístico de John Tindale. Quando se começou a retirar as árvores mortas, houve pânico entre os ecologistas e acusações de todos os lados. Só acho pena que a Escola não tenha convocado toda comunidade artística que sempre a apoiou em todas as batalhas com o Ibama e outros orgãos para esta solenidade. A maioria de nós lutou e doou tempo e trabalho para a permanência da EAV no Parque Lage. Enfim fica a sensação que os não-artistas e nåo-diretores dos grandes museus da cidade são sempre lembrados na luta e pouco na celebração. Chamaram o fundador da EAV? E os diretores anteriores? .
Ab
Clarisse Tarran
Posted by: Clarisse Tarran at janeiro 12, 2006 6:09 PMemtao , eu sou cantor e conositor,, na minha cabeça aparece musicas sensasionais, e eu queria saber de vcs se vcs me dao uma chance de eu mostrar que posso cantar ,, que posso brilhar e trazer orgulho pra vcs,, olha ja tentei me escrever em diversos concursos de musica,, me escrevi no idolos nao me chamaram,,, se eu tivesse ido no idolos concerteza seria o canpeao,,eu sei do meu talento e quero suas ajudas,,, por favor eu prometo que nao vou vacilar , tudo que eu falo é serto,, me ajudem por deus,,, se vcs quiserem eu mando conposiçoes minhas pra vc,, se vcs quiserem eu mando musicas minhas,, agora é com vcs se quiserem , me ajudar eu imploro,,, obrigado e xau
Posted by: paulo fernando fornazieri at agosto 1, 2006 12:33 AM