|
julho 8, 2004
Artistas vão a Lula
Emeio enviado por Patricia Canetti para os jornais O Globo e Folha de São Paulo, sobre as matéria sobre a ida dos artistas a Brasília, publicadas no dia 7 de julho de 2004. (As matérias estão reproduzidas nos posts anteriores a esse.)
Caro jornalista,
Um dos aspectos mais importantes da ida desse grupo a Brasília - a regulamentação da Comunicação Social e das Novas Mídias - ficou eclipsado pelo velho discurso da defesa da Cultura Nacional e pelas características dos profissionais que lá se reuniram, estes em sua maioria ligados ao nosso monopólio doméstico de comunicação - a Rede Globo (leia-se tv aberta e por assinatura, jornal, rádio, cinema, internet).
É interessante perceber que justamente os artistas que trabalham e desenvolvem as novas mídias apoiados no que elas têm de realmente novo, e não apenas como segmentos acoplados aos veículos existentes, não estavam presentes, mesmo estando o segmento da Arte, Ciência e Tecnologia presente na graduação e pós-graduação da PUC-SP.
Lembro aqui a importância da luta que nós artistas visuais/tecnológicos travamos nesse momento para ver nossos segmentos, internet inclusive, reconhecidos pelo MinC.
Fica a seguinte pergunta para o vosso jornal: o grupo de celebridades globais reunidos em Brasília é de fato a melhor representação para o desenvolvimento das novas mídias no Brasil?
Cordialmente,
Patricia Canetti
Artista criadora e editora do Canal Contemporâneo
Mídia-arte e comunidade digital de arte contemporânea brasileira
www.canalcontemporaneo.art.br