|
abril 27, 2020
Projeto de extensão da UFES publica site sobre curadoria e exposições em arte contemporânea
Neste vídeo, o curador e professor da UERJ Marcelo Campos fala sobre sobre sua prática curatorial, relatando sua trajetória e seus interesses em ações curatoriais decoloniais.
Está no ar o site Plataforma de Curadoria, uma ação do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria da Universidade Federal do Espírito Santo. Com coordenação dos professores Ananda Carvalho e Daniel Hora (Departamento de Artes Visuais), a equipe do projeto desenvolve práticas de experimentação em curadoria, a partir da formação teórica e do intercâmbio de experiências relativas à organização de exposições.
A estratégia proposta pelo site é de agregar múltiplas trajetórias e visões sobre procedimentos que se destacam nas práticas curatoriais contemporâneas. Considera-se que exposições, mostras e outras formas de exibição materializam possibilidades de acontecimento que dão finalidade comunitária à realização dos trabalhos artísticos. É na construção dessas articulações e relações que emergem procedimentos importantes do trabalho da curadoria.
Registrar análises e promover discussões sobre práticas curatoriais, história das exposições e sistema da arte é o objetivo da Plataforma de Curadoria. Desenvolvido pelo estudante de licenciatura em Artes Visuais Igor Degobi sob a orientação da Profa. Ananda Carvalho, o site busca ser um espaço online para o compartilhamento de conteúdos sobre curadoria que têm origem ou são de interesse dos participantes do projeto e do público em geral.
Realizamos vídeos, conversas, entrevistas, textos e relatos sobre essa temática a partir de eventos que acontecem na UFES, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, e regiões próximas.
Estão no ar vídeo entrevistas com curadores e artistas como Marcelo Campos, Juliana Gontigo, Raphael Fonseca, Fernando Velazquez, Clara Sampaio, Gabriel Menotti e Yvana Belchior.
Compartilhando os conteúdos de nossas pesquisas, ações e exposições, buscamos contribuir para a ampliação das discussões sobre o tema da curadoria para além do espaço da universidade.
O site está disponível em www.plataformadecuradoria.com