|
outubro 19, 2017
Sinapses - O Pensamento do Artista por Alexander Santiago e Hugo Fortes
Sinapses - O Pensamento do Artista
ALEXANDRE SANTIAGO E HUGO FORTES
Há séculos a cultura ocidental associa a ideia de civilização ao modelo cartesiano de pensamento, para o qual a dúvida deve ser metódica e conduzir a certezas irrefutáveis. O artista, ao contrário, explora as incertezas, fazendo da dúvida matéria-prima para constantes experimentações. Seu processo de criação não ignora por completo o rigor de uma pesquisa científica, mas incorpora a ela elementos de outra ordem.
A livre associação de ideias, que à primeira vista pode parecer nonsense; o olhar sensível, que desdenha de fins práticos; o raciocínio plástico, que não distingue o processo do produto. Todos esses procedimentos, elaborados de maneira mais ou menos consciente, permeiam a prática artística e despontam como um modelo alternativo de pensamento, a ser explorado e disseminado, de forma significativamente oportuna, na contemporaneidade.
As obras, os documentos, os rascunhos, as falhas e os registros aqui expostos assumem-se como indícios do modo de pensar do artista, sobretudo o contemporâneo. Mas se oferecem também como um convite à expansão de nosso horizonte cognitivo. Instigam-nos a experimentar a dimensão estética do ato de pensar, nos auxiliando a refrear a ansiedade pelo ponto de chegada e a aproveitar cada momento da jornada rumo ao desconhecido.
A exposição Sinapses apresenta o trabalho de artistas dos grupos Imaginatur (ECA-USP) e 3P (Universidade Federal do Espírito Santo), colaborando para o intercâmbio artístico e acadêmico a partir da investigação do pensamento criativo no cerne de sua gênese.
Alexander Santiago e Hugo Fortes