|
dezembro 13, 2016
Passagens // Transferências por Fernanda Pequeno
Passagens // Transferências
FERNANDA PEQUENO
Passagens // Transferências marca a empreitada de Alexandre Sá de estabelecimento de pontes com o espectador. Embora grosso modo toda obra de arte proponha esse elo, no presente caso, o artista salienta diálogos perceptivos e afetivos entre os trabalhos expostos e o público, utilizando-se de palavras e imagens, vocabulário com o qual vem trabalhando a quatorze anos em vídeos, performances, objetos e instalações.
A presença discursiva é marcante, mas Passagens e transferências enfatizam a deambulação e o fragmento, em detrimento da narrativa, estimulando o observador a fixar-se em alguns desses fios soltos que compõem a mostra. Com a forte presença de extratos de textos de autores que vão de Ovídio a Georges Bataille, estes funcionam como pistas de acesso a experiências demoradas, que convocam o visitante para conversas cúmplices.
A criação de ambientes imersivos proporciona, assim, pausas e desacelerações, onde o observador é convidado a flanar pela mostra, ao invés de melancólica e simplesmente constatar sua incapacidade de apreendê-la em totalidade. Os vídeos que dão título à exposição, em sua longa duração, assim como as projeções de luz sem imagens, tornam-se, então, chaves para silêncios sonoros e visuais, experiências de identificação que podem proporcionar vínculos profícuos, desde que o espectador esteja disponível para aderências e atravessamentos mútuos,que têm se tornado cada vez mais raros.
Fernanda Pequeno
Curadora
Dezembro de 2016