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abril 5, 2013
Sobre o Grupo de Estudos: Processos de Curadoria
“Quando a gente pensa que uma curadoria pode ampliar as possibilidades de olhar uma obra, eu acho que estamos fazendo história”. (Paulo Herkenhoff. Palestra, em abril de 2008, na Faculdade Santa Marcelina.)
Caminhando, Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza, CE - 17/04/2013 a 17/05/2013
- Sobre o corpo e o corporal e a curadoria em questão por Cecília Bedê
- Performance de aprendizagem em grupo por Clara Machado
- Estar com a arte é tudo que pedimos por Juliana Castro
- Um corpo inteirum por Kennedy Saldanha
- Ca-mi-nhan-do por Mel Andrade
A ação curatorial é hoje a instância do circuito da arte contemporânea em maior destaque e constante ascensão. Hoje em dia é difícil vermos uma exposição que não tenha sido planejada, organizada ou ao menos orquestrada por um curador. Em contradição a esta afirmação, hoje existe pouco ou quase nada escrito sobre a história da curadoria, vemos apenas livros que trazem entrevistas e artigos, abordando aspectos históricos da produção de exposições e das ações da curadoria e da crítica. Em todo o mundo, existe pouca metodologia ou uma educação formal que sustente a proliferação dos estudos sobre curadoria. O que se pode observar é que esse legado é construído a partir da história das exposições de arte e da ação das pessoas responsáveis por elas. São essas pessoas diretores de museus ou centros culturais, artistas, historiadores, filósofos, jornalistas, etc. Diante dessa ausência é que se tornam importantes os estudos e as pesquisas, debruçados sobre os processos curatoriais, para que possamos não só obter conhecimento como também contribuir para a construção da história da curadoria.
A criação do Grupo de Estudos Processos de Curadoria parte de uma inquietação individual, mas que se percebe presente no âmbito da coletividade do circuito de arte e a realização do grupo na cidade de Fortaleza vem acrescentar a um circuito em constante formação. A cidade carece de espaço para a fomentação das artes visuais e os cursos existentes ainda não dirigem o foco para as outras ações envolvidas no sistema da arte, como a curadoria, a crítica, a produção, o colecionismo etc., sendo na maioria das vezes preocupados apenas com o fazer artístico. O principal objetivo é reunir pessoas em processo de formação, recém-formados ou que de alguma forma já estão envolvidas no circuito: artistas, produtores, pesquisadores, estudantes e outros que compartilham do interesse em compreender e se aprofundar nos processos que envolvem a curadoria. Através de fontes variadas de pesquisa, o importante é estimular o olhar crítico e construtor de sentidos, necessários ao curador.
O primeiro grupo foi composto por quatro bolsistas, dois ouvintes e a orientadora e teve duração de aproximadamente cinco meses contando com o período de produção da exposição final. Os encontros aconteciam uma vez por semana no Centro Cultural Banco do Nordeste e foram divididos em teoria e prática, tendo como objeto de estudo, as obras do acervo em formação do centro cultural. O percurso do grupo incluiu: leituras e pesquisas coletivas, debates, encontros com artistas, visitas ao acervo e às exposições do centro cultural, produção de textos críticos, seleção de obras e elaboração do projeto da exposição. A intenção era passar por todo o processo de trabalho de um curador e se deparar com questões, problemas e soluções que este profissional encontra em seu caminho. Os encontros teóricos foram embasados por textos de áreas como arte, filosofia e comunicação com o objetivo de ampliar as discussões para além da história da arte e trazer a tona o senso de criticidade dos participantes.
Como resultado, tivemos a exposição “Caminhando”, inaugurada no dia 16 de abril de 2013, além dos textos produzidos pelo grupo, lincados aqui no Canal Contemporâneo.
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
Orientadora: Cecília Bedê
Participantes:
Bia Perlingeiro
Clara Machado
Juliana Castro
Kennedy Saldanha
Lara Vasconcelos
Mel Andrade