|
janeiro 13, 2013
Para além do arquivo por Cauê Alves e Priscila Arantes
Para além do arquivo
Para além do arquivo, Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza, CE - 10/12/2012 a 20/01/2013
Para além do arquivo é uma mostra sobre o acervo imaginário do Paço das Artes e foi elaborada a partir da memória da instituição: vivências, catálogos, livros e documentos diversos. A exposição apresenta a produção de 15 artistas que se aproximam de questões ligadas a arquivos e dispositivos de registros que passaram pela Temporada de Projetos. Eles fazem parte de uma espécie de Museu Imaginário, tal como definiu André Malraux.
A noção de Museu Imaginário supera a concepção de um museu de imagens viabilizado depois da invenção das técnicas de reprodução fotográfica que permitiram uma enorme difusão de repertório e que revolucionaram os conceitos de espaço e tempo. A questão central é uma espécie de construção de um espaço imaginário. A coleção de um museu passa a ser também um lugar mental, campo alargado e ilimitado da memória e da fantasia. O Museu Imaginário vive dentro de cada um de nós.
Mais do que o registro de algo efêmero, os documentos podem ser também construções poéticas. Para além do arquivo, ao se aproximar do registro e do documento na arte contemporânea, parte do princípio de que eles jamais podem ser compreendidos como uma verdade positiva. Toda a apresentação desses materiais será uma entre outras possibilidades de reencenação. Os dispositivos de memória são sempre lacunares e incompletos. Como o arquivo só tem importância se for ativado, Para além do Arquivo pretende reavivar a memória e o acervo imaginário do Paço das Artes.
Cauê Alves e Priscila Arantes, curadores de Para além do arquivo