|
junho 2, 2011
ArteBA -20 edição por Adriano Casanova
ArteBA -20 edição
A vigésima edição da feira de arte contemporanea ArteBa aconteceu na ultima semana, entre os dias 18 a 23 de maio.
Nesta edição a feira contou com mais de 73 galerias de paises como Argentina, Brasil, Peru, Colombia, Espanha, Berlin, entre outros exibindo arte contemporanea e moderna no grandioso espaço de eventos La Rural, em Buenos Aires.
A ArteBa mostrou, não só para seus 120 mil visitantes, mas para o circuito da arte latinoamericana um aparato de artistas e obras que dialogam com o contexto do mercado local que ainda busca se internacionalizar, contando com preços mais acessiveis e setores destinados a projetos curatoriais.
Além de galerias com seus stands a feira contou com seções especiais como o já conhecido Premio Petrobas, a nova seção U-turn com projetos individuais de artistas, o bairro jovem Chandon para galerias emergentes e a grande promessa no prêmio de pinturas Arcos Dorados.
Em convite do canal contemporaneo selecionei 5 obras que se destacaram entre os varios stands da feira, listadas abaixo:
A obra “Los sueños de juventud se desvanecem ante la impureza de la vida”, do jovem argentino Martin Legón foram uma das boas surpresas encontradas na feira. Parte do stand da galeria porteña Alberto Sendrós, curada por Mariano Mayer, Legón propos contar uma história de amor impossivel, unindo uma abelha e uma abelha rainha, mergulhadas em uma xícara de porcela e um copo de leite respectivamente. Uma das peças mais marcantes da feira que valeu a pena também ter conferido sua mostra individual que estava em cartaz paralelamente na sede da galeria.
Tomas Saraceno, na galeria alemã Andersen’s contemporary, mostrou uma série de esculturas que foi destaque entre as galerias participantes da seção U-turn.
O mestre argentino Eduardo Stupia apresentava logo na entrada principal da feira pinturas/desenhos em grande escala que justificavam sua excelente tragetória como um dos artistas mais importantes da atualidade na argentina.
Promessa entre os nomes da nova geração da argentina, Mariana Sissia mostrou no stand da simpatica galeria argentina Chez Vautier um desenho a lapis hiperrealista intitulado “Sistema tobogan”.
O brasileiro Rodrigo Bivar foi um dos cinco selecionados para o concurso Arcos Dorados de pintura Latinoamericana, onde mostrou a tela “Turista Azul” que chamava atenção de quem passava pela seção especial.