|
março 11, 2020
Relatos de Chegada com Letícia Lopes na Casa Baka, Porto Alegre
Aliança Francesa Porto Alegre promove Relatos de Chegada com a artista Letícia Lopes, vencedora do 3º Prêmio AF de Arte Contemporânea, que fala sobre imersão artística na França em bate-papo na Casa Baka
No dia 13 de março, sexta-feira, às 19h, na Casa Baka (Rua da República 139, Cidade Baixa, Porto Alegre), a vencedora do 3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, Letícia Lopes, participa do evento Relatos de Chegada, onde vai compartilhar com o público detalhes sobre a residência artística realizada no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França. A experiência, que aconteceu entre agosto e setembro de 2019, foi resultado da premiação pelo primeiro lugar, que também incluiu ajuda de custo para produção artística e uma bolsa de francês na Aliança Francesa Porto Alegre.
O Relatos de Chegada busca promover um espaço de diálogo e trocas entre artista e público. O encontro conta com a mediação de Diego Groisman, curador da Mostra Coletiva do 3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. A entrada é franca.
Na ocasião, ocorrerá ainda o lançamento oficial das inscrições para a 4ª edição da premiação. Mais informações, ficha de inscrição e regulamento poderão ser encontrados no site afpoa.com.br.
Letícia Lopes nasceu em Campo Bom (RS) em 1988. É Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS (2015). Realizou várias exposições individuais e participou de muitas coletivas, entre elas Sauna Mística (AM Galeria - 2020/São Paulo/SP), Caixa Preta (Fundação Iberê Camargo - 2018/RS), Lento Crepúsculo (Pinacoteca Ruben Berta - 2018/RS) e Arte contemporânea do Rio Grande do Sul (Czech Centre - Praga/República Tcheca – 2017). Em 2014, foi vencedora do 3º Prêmio IEAVI com a exposição individual Em minha fome mando eu (Casa de Cultura Mário Quintana - POA/RS). Já em 2016, foi selecionada pelo Programa RS Contemporâneo, realizando a individual Presença Sinistra (curadoria de Marcelo Campos, Santander Cultural/RS). Em 2017, foi vencedora da 4ª edição do prêmio Novíssima Geração - Desenho e Pintura, a partir da qual realizou a mostra individual Por uma graça alcançada no Museu do Trabalho (2018/POA/RS). Em 2019, foi vencedora do 3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, o que lhe rendeu uma residência artística de dois meses no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França. Lá, realizou sua primeira exposição individual fora do país, I wanna be adored. Também em 2019, foi indicada ao Prêmio PIPA.