|
agosto 19, 2019
Bárbara Wagner & Benjamin de Burca no 30º Festival Curtas, São Paulo
Bárbara Wagner & Benjamin de Burca estreiam Swinguerra no Brasil e ganham primeira retrospectiva de seus filmes no 30º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo
Realizado pela Fundação Bienal de São Paulo para representar o Brasil na 58ª Bienal de Veneza, “Swinguerra” integra a primeira Mostra Competitiva do Festival de Curtas e também será exibido no Pavilhão da Bienal dia 24 de agosto
A retrospectiva reúne cinco curtas documentais-musicais da dupla de artistas, que comanda ainda uma masterclass gratuita sobre audiovisual experimental, dia 23 de agosto, na Cinemateca Brasileira
Com uma grande produção de séries fotográficas, videoinstalações e curtas-metragens musicais, o duo de artistas Bárbara Wagner & Benjamin de Burca tem participação especial na 30ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, que acontece entre 22 de agosto e 1 de setembro.
A dupla faz a estreia nacional de seu novo filme Swinguerra. Realizado pela Fundação Bienal de São Paulo para a representação do Brasil na 58ª Bienal de Veneza, a obra documental-musical acompanha os ensaios de um grupo de dançarinos na quadra de esportes de uma escola pública da periferia de Recife (PE). Acompanhados por um exigente coreógrafo, eles são observados de perto pelas companhias rivais.
O curta, cujo título une o movimento popular de dança nordestino swingueira com a palavra guerra, integra a primeira Mostra Competitiva do Festival de Curtas. Dedicada apenas a filmes brasileiros, ela reúne 14 selecionados entre os inscritos desta edição, em uma pequena mostra da pluralidade de olhares do audiovisual brasileiro contemporâneo. As exibições de Swinguerra acontecem nos dias 22 de agosto, 21h, na Cinemateca Brasileira, 24 de agosto, às 17h30, no CineSesc, e 30 de agosto, 15h, no Centro Cultural São Paulo.
A estreia se dá simultaneamente na Bienal de São Paulo. Como parte das comemorações do aniversário de 65 anos do Parque Ibirapuera, o filme será apresentado no dia 24 de agosto, das 9h às 19h, no Pavilhão da Bienal (1º andar), com entrada gratuita.
RETROSPECTIVA E MASTERCLASS
Um dos destaques dos Programas Especiais do 30º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, a mostra Experimenta – Bárbara Wagner e Benjamim de Burca é a primeira retrospectiva de filmes realizados pela dupla. Participam cinco curtas, que misturam realidade e ficção para estabelecer pontes entre diversas cenas da indústria musical, como o frevo pernambucano, o rap de Toronto e até a música evangélica brasileira.
Os filmes são Rise (2018), Bye Bye Deutschland! (2017), Terremoto Santo (2017), Estás Vendo Coisas (2016) e Faz que Vai (2015). O programa será exibido nos dias 23 de agosto, às 18h30, na Cinemateca Brasileira, 24 de agosto, 19h30, no CineSesc, e 27 de agosto no Cinusp.
Bárbara Wagner & Benjamin de Burca comandam ainda uma masterclass sobre audiovisual experimental. O evento gratuito e aberto ao público será no dia 23 de agosto, às 20h, na Cinemateca Brasileira (após a sessão de Experimenta).
30º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
Celebrando 30 anos ininterruptos de realização, o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, apresenta gratuitamente 324 filmes de 53 países, em diferentes salas de cinema da capital paulista.
Além das tradicionais Mostras Internacional, Latino-Americana e Programas Brasileiros, que revelam um panorama do cinema contemporâneo em todo o mundo, a edição estreia a Mostra Limite, com filmes brasileiros e estrangeiros que experimentam novas linguagens, os Programas Imersivos, com documentários de Tadeu Jungle em 360º para óculos VR, filmes franceses em 3D e games brasileiros de realidade virtual, e ainda sua primeira Mostra Competitiva, especialmente para títulos nacionais.
Os Programas Especiais reúnem atrações que já fazem parte do calendário do Festival, como a Mostra Infantojuvenil, além de diferentes destaques a cada edição. Entre eles, uma seleção de curtas de Jorge Furtado, como Ilha das Flores – que também completa 30 anos –, uma mostra de curtas coreanos em homenagem aos 60 anos das relações Brasil-Coreia, incluindo obras premiado diretor Bong Joon-Ho, e ainda um programa canadense que comemora o Ano Internacional das Línguas Indígenas.
30º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO – CURTA KINOFORUM
Programação: 22 de agosto a 1 de setembro de 2019 – Entrada gratuita
Locais: Cinemateca Brasileira, CineSesc, Museu da Imagem e do Som – MIS, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo – CCSP, Cine Olido, Cinusp e CEU's Perus, Caminho do Mar e Vila Atlântica
Patrocínio: Sabesp (via Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura), Ericsson (via ProAC ICMS – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado de São Paulo), SPCine, Prefeitura da cidade de São Paulo, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), SAV (Secretaria do Audiovisual) e Ancine.
Realização: Kinoforum, Superfilmes, SESC, Cinemateca Brasileira, Museu da Imagem e do Som - MIS.
Informações: www.kinoforum.org/curtas / www.facebook.com/kinoforum